Sunday, January 30, 2011

Genoa-Parma - mais que um jogo, uma homenagem

O resultado foi muito positivo (3-1), a primeira vitória em casa desde o dia 11 de Novembro. A equipa jogou bem e o treinador depois veio declarar que na 2ª parte a equipa acusou o cansaço. Infelizmente, a culpa é dele que fez a 1ª substituição aos 80' quando estava a ganhar 3-1 desde os 45.. Ainda por cima, esta semana há jogo na 4ª feira em Florença com a Fiorentina e no domingo em casa com o Milan. Em vez de poupar os jogadores, alguns claramente em esforço, não, fez as 3 substituições aos 85', 89' e 92'. Enfim.. A juntar a esta alegria, os nossos irmãos gémeos do Napoli ganharam 4-0 aos nossos rivais da Sampdoria (depois de terem sido eliminados da Taça de Itália nos penalties contra o Inter e de terem feito um jogão mereciam hoje vencer). Para quem quiser ver o resumo, está aqui.
Mas queria debruçar-me sobre outro aspecto mais importante. Antes do jogo começar homenageou-se Claudio Spagna, o adepto genoano morto à facada em 29 de Janeiro de 1995. A família esteve presente, recebeu um ramo de flores e deu uma volta ao relvado sob uma chuva de palmas e os adeptos a gritar "Claudio Spagna è uno di noi" (é um de nós). Várias faixas estavam no estádio dizendo que não o esquecíamos, etc mas o que me tocou foi que também os adeptos do Parma gritaram connosco o mesmo, bateram palmas e trouxeram uma faixa a dizer Spagna vive. Um belo gesto.
Actualmente, as relações entre Milan e Genoa estão normalizadas e este ano pela primeira vez depois do incidente, os adeptos do Genoa puderam entrar em San Siro num jogo com o Milan. Emitiram um comunicado a agradeceder a comissão para a segurança responsável pela decisão e a dizer que iam em paz. E assim foi. No próximo domingo, pela primeira vez também desde 1995, os adeptos do Milan poderão entrar em Marassi (o ano passado foi jogo a portas fechadas por exemplo).

1 comment:

  1. convém referir que apesar dos 3ºC e dos flocos de neve que o vento trazia das colinas até às bancadas, estavam à volta de 20mil espectadores no estádio como de costume.

    ReplyDelete