Thursday, January 6, 2011

Calcio e Boa mesa

Um curto apontamento sobre o jogo Genoa-Lazio. Acabou empatado 0-0, com algumas oportunidades de ambas as equipas e com um árbitro com alguns erros mas não muito graves (excepto o facto de ter apitado para intervalo quando um jogador do Genoa seguia isolado no ataque..). Estavam 3ºC, caíam pequenos flocos de neve e ao fim de 45min já tinha os pés congelados mas não importa. O apoio ao clube é intemporal. Mesmo que se discorde muito das opções do treinador (quem é que faz a 1ª substituição aos 85' e mete um 5º defesa para defender um 0-0?), o apoio ao clube fala mais alto.
Passando à comida, fui experimentar um novo restaurante para comemorar o facto de ter ficado em 1º lugar no concurso para uma bolsa de doutoramento com a classificação de 4.97 em 5. Tratttoria San Carlo, aberta desde 1979. Podem ver aqui todo o menu (com fotos). Infelizmente, já não havia o molho pesto (típico de Génova) o que me deixou ligeiramente triste (estou cá há 48h e ainda não comi pesto o que é raro nos meus pós-regressos). A escolha recaiu no Pappardelle con sugo di lepre (pappardelle com molho de lebre) como primo acompanhado de um vinho siciliano. Era um IGT (Indicação Geográfica Típica), inferior a um DOC, da Cantina Corbera, da casta Nero d'Avola, Isola d'Oro 2009 com 13%. Não era nada de outro mundo mas acompanhava bem este prato de massa com lebre. A massa em si estava muito boa e pedia que se fizesse a scarpetta (limpar o molho com o pão). Aqui faço dois parêntesis: o pão em Itália não costuma ser bom mas este até era muito bom para os standards italianos e scarpetta vem de scarpa - sapato ou seja é usar o pão para servir de calçado a limpar o prato.

Para secondo, Branzino al forno con patate, pomodorini e olive taggiasche que é como quem diz robalo assado no forno com batatas, tomates cereja e azeitonas taggiasche (uma espécie de azeitonas de uma região aqui perto). Muito bom também e acompanhado de um vinho ligeiramente melhor que o anterior. Era oriundo da região Friuli-Venezia-Giulia, mais especificamente era um DOC Grave (sub-região). Casta Friuliano (até 2007 denominado Tocai) também conhecido por Sauvignon Vert segundo a versão inglesa da Wikipedia, 12.5%. Ligeiro, não muito aromático ao contrário dos meus brancos preferidos (o vinho a copo tinha escolha limitada) mas acompanha bem os pratos de peixe.

Preços normais para restaurantes italianos, boa relação qualidade-preço. Aconselho.

2 comments: