Saturday, February 11, 2012

As primárias em Itália

As eleições primárias em Génova decorrem amanhã para o centro-esquerda. E quando digo centro-esquerda não me estou a referir apenas ao Partido Democrático. Vários partidos do centro-esquerda propõem os seus candidatos e há eleições primárias para escolher apenas um. Nalguns casos, os partidos chateiam-se e não há primárias (aconteceu recentemente perto de Nápoles). Para votar, basta dirigir-se às urnas definidas em função do cartão de eleitor nacional (não do partido), declarar que se é de centro-esquerda assinando a lista de eleitores. E pagar 2€ também para as despesas. No caso das primárias podem votar também os jovens a partir dos 16 anos e os estrangeiros residentes. Eu poderia votar se me recenseasse eleitoralmente mas isso implicaria que nas eleições para o Parlamento Europeu passasse a votar em Itália e sinceramente não me apetece ajudar a eleger os eurodeputados mais bem pagos da UE.

No comments:

Post a Comment