Monday, October 31, 2011

Notícias tristes e boas do calcio italiano

Não sei qual das notícias é mais triste por isso a ordem não significa nada. A primeira é sobre o que aconteceu em San Siro no domingo à noite. Durante alguns minutos (até um segurança obrigar à retirada), este afixada uma faixa na claque do Inter que dizia "Aço a cair, Nostalgia de Heysel". Isto porque o estádio novo da Juventus está a ser investigado por irregularidades no fornecimento de aço e esteve à beira de ser interditado a jogos por risco de cair. Mas comparar isso a ter saudades da tragédia de Heysel é puro mau gosto. Para quem não sabe, em 1985, num jogo Liverpool-Juventus, os adeptos do Liverpool invadiram uma bancada de adeptos da Juventus e estes na tentativa de fugir morreram esmagados. 39 pessoas. Dos quais 2 até eram adeptos do Inter. Mas claramente quem mostrou aquela faixa não sabia isso. A multa para o Inter foi de apenas 20mil €. Por seu lado a Juventus foi multado em 10mil € por coros racistas e insultos à memória de um presidente do Inter já falecido. Para que não se esqueça Heysel, aqui uma pequena amostra.

Outra notícia que apenas soube hoje também tem a ver com a Sampdoria. Apesar deste clube estar na Série B, o estádio tem tido sempre lotações de 20mil pessoas (devido também ao muito reduzido preço dos lugares cativos em relação ao ano passado). Mas os resultados não têm convencido e num quase remake do que aconteceu no fim da época passada houve distúrbios à chegada ao aeroporto no sábado à noite depois de mais uma derrota. Desta vez, chegaram a vias de facto e alguns jogadores foram agredidos.
A última notícia é sobre Antonio Cassano. Posso não gostar dele como ex-jogador da Sampdoria mal educado que foi despedido por chamar nomes ao presidente do clube mas é triste que tenha tido um mini-AVC ontem à noite. Ainda não se sabe muito, mas prevê-se que seja recuperável. Desejo-lhe as melhoras.
A notícia melhorzinha, ainda que relacionada com um tragédia, é que a claque do Genoa organizou-se para este fim de semana ir ajudar nas operações de recuperação de 2 das Cinque Terre atingidas brutalmente pelas cheias da passada semana. Amanhã, feriado vão de novo dar uma mão. Domingo, no estádio recolhem-se fundos para ajudar as populações. Que eu saiba, este tipo de intervenção social não acontece em Portugal.

No comments:

Post a Comment