Friday, November 4, 2011

As cheias em Génova

Já leram certamente alguma coisa sobre as cheias em Génova pois hoje não parei de falar nisso. Além das fotos que podem ver aqui e do vídeo impressionante abaixo, gostava apenas de dar mais uma ou outra informação. O que aconteceu hoje foi grave mas não inédito, em vários anos as cheias foram mortíferas cá em Génova tendo o pior ano sido 1970. Fabrizio de André, o maior músico genovês dedicou uma canção a essas cheias.


Mesmo assim, o rasto de destruição a que assisti deixou-me boquiaberto e a um certo ponto vim para casa pois não conseguia fotografar mais a tragédia. Li agora a notícia de como morreram as 6 pessoas, é de arrepiar. 3 delas foi um azar de alguns minutos pois basicamente o rio de repente subiu e transbordou e começou a varrer a rua toda levando os carros consigo (que esmagaram uma senhora e os dois filhos) enquanto um familiar tinha ido a uma loja num instante.. Para quem quiser o resto das histórias igualmente tristes, está aqui a notícia.
O problema maior foi que um dos muitos rios subiu 3 metros em apenas 15min. As previsões para amanhã são piores ainda e a Câmara Municipal já proibiu a circulação automóvel a partir das 6 da manhã de amanhã até ordem em contrário (prevista para domingo às 12h). Da minha parte não tive problemas excepto fazer 3kms até casa a pé pois havia problemas com os autocarros (um autocarro virou-se o que assustou um bocado) e já me inscrevi como voluntário para domingo ir limpar a cidade. A Protecção Civil pediu às pessoas para não organizarem nenhuma ajuda para amanhã e colaborarem só domingo. Em 1970, o grande esforço de limpeza foi feito essencialmente por jovens que foram apelidados de "Anjos com a lama nas camisolas". Hoje, em poucas horas formou-se um grupo no Facebook com o mesmo nome que já tem quase 4000 membros e que serve de plataforma de troca de informações úteis e de organização de ajuda para domingo. Uma das associações que pediu voluntários já disse que tem voluntários a mais para o número de pás e outro material que tem a distribuir. A luz está cortada em muitas zonas e o gás teve de ser cortado pois rebentaram as condutas. A água sai castanha das torneiras em algumas zonas.. Consegui contactar a maior parte dos portugueses em Génova e está tudo bem (apenas uma sem luz).
Obviamente há já polémicas e acusações à presidente da Câmara pois esta decretou o fecho dos cemitérios(why?) mas não o fecho das escolas. A justificação dada é que fechando as escolas seria ainda mais caótico pois os pais teriam de levar os 40000 filhos a casa de amigos, avós, etc. Mas para amanhã foi decidido o encerramento das escolas (sim, os italianos têm aulas ao sábado) e para segunda também, neste caso devido ao alagamento de um dos fornecedores das cantinas.
Sem polémicas foi a decisão de adiar o jogo Genoa-Inter. O presidente do Genoa foi o primeiro a anunciar que era impossível jogar com a "cidade de joelhos", a claque apelou ao adiamento do jogo por respeito às vítimas e por fim o conselho de segurança reuniu-se e decidiu adiar. Parte do estádio tinha sido alagada e evacuaram os funcionários ainda que o relvado e balneários estivessem operacionais. Mas provavelmente, ninguém tinha estomâgo para ir ao estádio. Entretanto, os nossos amigos do Napoli decidiram doar parte (ou a totalidade ainda não se sabe) da receita de bilheteira do jogo Napoli-Juventus a Génova devido à grande amizade que existe com o Genoa (podem perceber aqui). Em solidariedade também, muitos bares vão hoje fechar no centro histórico ainda que não tenham sido afectados.



Termino com as lágrimas do vereador quando disse que entre os mortos estavam duas crianças..

No comments:

Post a Comment