Wednesday, August 24, 2011

Coisas bonitas e feias no calcio

Uma primeira palavra para a Udinese e para os seus adeptos. Hoje podiam ter batido o Arsenal (falharam um pénalti e bola ao poste) e deram o tudo por tudo. Por isso mesmo, poucos minutos antes do apito final e apesar de estarem a perder 2-1, os jogadores levaram uma mega ovação do público. Os aplausos duraram até muito depois dos 90. Lembra-me quando vi o Genoa perder 0-5 com o Inter em casa e todo o estádio aplaudiu a atitude dos jogadores. É nisto que se vê o apoio do público.
A coisa má desta semana é a decisão de não permitir a ida ao estádio de Nápoles de genoanos sem cartão do adepto. Normalmente, isto acontece em jogos de alto risco porque assim se houver problemas é mais fácil para identificar os adeptos e negar-lhes entradas futuras nos estádios. Mas este não é um jogo de alto risco. Antes pelo contrário, Genoa e Napoli são duas equipas amigas há mais de 30 anos. Há uma geminação entre as 2 equipas e normalmente nem sequer há divisão no estádio entre adeptos. Em Génova, nem todos os adeptos do Nápoles estavam no sector de hóspedes, metade de uma das bancadas era ocupada pelos adeptos do Napoli em alegre convivência com os genoanos. Não há um episódio de violência, os adeptos cantam juntos, batem palmas às duas equipas e independentemente do resultado ficam sempre contentes. Ora, no que seria uma festa do futebol, as autoridades competentes vão proibir o convívio salutar. Famílias inteiras que já tinham marcado viagens de avião e hotel ficaram sem hipótese de entrar no estádio a não ser que façam este cartão do adepto à pressa. Não se compreende esta decisão para esta partida (se fosse contra o Milan devido à alta rivalidade percebe-se).
A nota mais ou menos vai para a provável greve dos jogadores. Se por um lado não têm muita razão (querem dividir o novo imposto sobre os mais ricos entre equipa e jogador) por outro compreende-se as suas razões em relação aos jogadores preteridos pelo treinador. Além disso, esta greve já tinha sido convocada anteriormente (em Setembro de 2010) pois o contrato colectivo expirou há muito tempo e ainda não foi assinado o novo. Por isso, os clubes não se podem queixar que estão a fazer chantagem pois há mais de um ano que se espera pela assinatura do novo contrato. Depois de hoje 18 das 20 equipas terem rejeitado o acordo proposto pelo sindicato dos jogadores, teme-se que haja mesmo greve à primeira jornada.

No comments:

Post a Comment