Thursday, April 7, 2011

Burocracia 2 Fausto 1

Uma vitória e 2 derrotas. Ontem, recebi uma sentença em que me anularam duas multas de estacionamento em zona para residentes. Consegui ganhar a causa pois a sinalização era deficiente no local em questão. Na realidade, nos últimos meses, isso aconteceu a dezenas ou centenas de pessoas em Génova e depois de muitas reclamações para os julgados de paz, a câmara municipal colocou sinais novos. As 2 multas eram do mesmo dia mas não podia recorrer ao artigo do código da estrada italiano que diz que não se podem passar 2 multas pelo mesmo motivo em menos de 24h pois este artigo tem uma excepção: estacionamento em zona para residentes. ANyway, uma vitória. A derrota é mais complicada. Basicamente, chegou-me uma carta a casa da RAI (tv estatal) para pagar a taxa de televisão. Acontece que na casa em que resido actualmente esta já é paga pelos donos da casa e portanto à primeira carta não liguei. Mas desta vez ameaçam que da próxima começam um procedimento criminal (e podem vir a casa ver se tenho TV ou não) e segundo a advogada podem penhorar-me bens! Eu expliquei-lhe que já pagavam a taxa em minha casa mas o problema é que para poder usufruir de TV em casa, eu teria de ser da família. Isto é, se duas pessoas residerem na mesma casa e não forem família (ou namorados comprovados) terão de pagar duas taxas de televisão. A lei diz mesmo família e caso sejam namorados terão de ir a tribunal comprovar que têm vida em comum e só o procedimento para ir a tribunal implicar gastar para cima de 600€. A única hipótese de não pagar esta taxa é enviar uma carta com aviso de recepção a dizer não tenho TV em casa. Mas essa carta não tem efeitos retroactivos. Conclusão: terei de pagar a taxa de TV do último ano e meio e a seguir enviar uma carta a dizer não vejo TV em casa. O que me custa mais nisto é que esta taxa de TV serve para pagar uma multa que o Tribunal Europeu da Justiça (TEJ) aplicou a Itália. A história é simples e revoltante. Aqui há uns anos atrás, houve um concurso para uma frequência de emissão de TV. O concorrente que ganhou não começou a emitir porque o detentor até àquele momento da frequência (Mediaset de Berlusconi) não libertou a frequência. Conclusão: foi para tribunal e ganhou em todas as instâncias obviamente mas a Mediaset nunca cumpriu as decisões dos tribunais. Recorreu para o TEJ e ganhou. O TJE aplicou então uma multa a Itália por não fazer cumprir as decisões dos tribunais. O Governo italiano, por acaso presidido pelo mesmo dono da empresa que não respeitou a decisão do tribunal, decidiu diluir o valor da multa pela taxa de TV que os contribuintes pagam. Percebem a minha revolta? Eu vou ter que pagar uma taxa para ver TV que não vejo, mesmo que alguém na minha casa já pague essa taxa e vou estar a pagar uma multa porque a justiça italiana não funciona.
A 2ª derrota com a burocracia ainda está em curso e involve a soma de burocracia portuguesa e italiana por isso quando estiver resolvida eu explico.

4 comments:

  1. Eu cá para mim também vou receber uma carta dessas da RAI um dia destes... Mas a minha história é ligeiramente mais complicada: eles mandaram a carta para a casa onde eu inicialmente tinha pedido residência. Acontece que entretanto fiz (e já foi concluído há uns meses) uma mudança do endereço de residência. Ora, quando a carta chegou à morada inicial, falei com o meu senhorio (que é o mesmo para os dois endereços) que me disse para esperar que entretanto eles mandam uma nova para o segundo endereço. A questão é que eles dizem na carta que recebi, que devo avisar se o endereço for errado. Enfim... vou esperar para ver se eles mandam mesmo essa nova carta para o novo endereço.
    Como eu adoro estas embrulhadas à italiana!

    ReplyDelete
  2. A minha história também é mais complicada. Eu também fiz essa mudança de residência. No teu caso depende só se fizeste a mudança de residência depois da carta tudo bem. Eles saberão da nova morada, não te preocupes. Mas se não tiveres TV em casa manda já essa informação para não pagares. Se não, sorry vais ter pagar mais de 100€ por ano.

    ReplyDelete
  3. Apesar de ter feito a mudança do endereço de residência, eu não mudei de casa. Foi só uma formalidade burocrática (tecnicamente foi uma aldrabice. Eu estou a morar na casa onde os meus senhorios têm a residência e vice-versa). De qualquer forma, ambas as casas têm tv, logo ambos pagamos (eu pago a que vem em nome dele, ele pagará a que vem em meu nome). O que acontece é que a carta da Rai chegou depois de eu ter feito a mudança da residência. Entretanto falei com o meu senhorio e ele disse-me que como as cartas são mandadas automaticamente, assim que eles receberem a alteração da residência, mandam uma nova... Assim espero. Aliás, se calhar a carta até já chegou e o senhorio já pagou.

    ReplyDelete
  4. Sim, eu tecnicamente também é uma questão semelhante. Sim, é isso, eles mandam uma nova, não te preocupes que não se esquecem de ti.

    ReplyDelete