Friday, May 4, 2012

Eataly ou a Slow Food tornada Fast

Eataly para quem não conhece é uma cadeia alimentar de lojas/restaurantes que está na moda em Itália e não só (lojas em New York e Tokyo também). O conceito é uma loja tipo gourmet que patrocina o conceito de Slow Food e vende uma série de produtos de alta qualidade/biológicos/etc e vários restaurantes dentro do mesmo espaço. A cadeia começou em Turim em 2007 abrindo a primeira loja fora de Itália em 2010 em New York e já tem 8 lojas em Itália estando a preparar a abertura da 9ª em Roma (será a maior). Já tinha ido à de Génova mas não tinha consumido ainda. Experimentei o restaurante do qual já tinha ouvido mal (e bem). Estava com expectativas baixas. No fundo, acaba por ser um fast food de Slow Food. Devo dizer que ultrapassou as minhas baixas expectativas. O pão não era mau (especialmente para os standards italianos), a salsicha grelhada era boa e as batatas assadas não eram más (apesar de já ter comido melhores e especialmente tinham falta de rosmarinho já que em Itália é hábito assá-las com essa erva). Os preços são razoáveis, não é baratíssimo mas não exageram. Do que vi, a focaccia tinha um aspecto terrível e claramente não é o local mais indicado para comprá-la. Tive pena também de ser enganado no fim no preço de um chocolate (pouco mas é uma questão de princípio, se o preço afixado era um não deveriam cobrar mais). O chocolate em questão, da marca Baratti & Milano, ex-fornecedora da Casa de Saboia, modelo Gianduja não vale nem a diferença de preço em relação ao Gianduja da Novi nem mais um cêntimo sequer. Não há diferença de sabor e o formato e textura do da Novi são melhores. Concluindo, no chocolate o melhor do mundo continua a ser o Gianduja da Novi e em relação ao restaurante, estava à espera de pior, terei de experimentar o resto do menú pois tinha uma boa ementa.

2 comments:

  1. olha que eu já comi nisso em Nova Iorque e era bem jeitoso :D

    ReplyDelete
  2. eu não disse que era mau :) tenho de experimentar o resto da ementa mas é um bocado comercial obviamente.. isto é fazem mais daquilo do que o que é na verdade. é simplesmente um self service meio gourmet (à parte o restaurante em que te servem mesmo)

    ReplyDelete