Monday, May 7, 2012

Ainda as particularidades das eleições italianas

Por muito estranho que vos possa parecer, é proibido tirar fotos ao boletim de voto em Itália. Sim, é isso mesmo. Desde Abril de 2008, um decreto-lei do Governo Prodi condena o eleitor que o faça a uma multa entre 300 e 1000€ e uma pena de prisão entre 3 a 6 meses. Pode parecer estúpido mas num país em que é normal (principalmente no sul) vender votos a preços que oscilam entre os 20 e os 50€ é simplesmente compreensível. O facto de ser proibido tirar uma foto dificulta a prova de que se votou em quem nos pagou para votar e como tal faz sentido num país como Itália. Hoje, foi pelo menos apanhada uma pessoa a fazê-lo e foi levado pela polícia. Note-se que supostamente deve-se deixar o telemóvel com câmara num cesto da mesa de voto proibindo a lei que este objecto entre dentro da cabine. Na prática isso não foi respeitado em todo o lado claro.

Sobre as eleições em si, algumas surpresas. O Partido de Berlusconi ficou em muitos casos em 4º e 5º lugar e a Liga Norte perdeu também imenso e quem mais ganhou foram os partidos/movimentos anti-sistema ou independentes eleitos em listas cívicas. Por exemplo, um realizador de cinema famoso ganhou com 89% dos votos uma pequena câmara.  Em Palermo, ganhou o candidato mais à esquerda apoiado por 2 pequenos partidos de esquerda deixando o centro-esquerda (Partido Democratico equivalente ao PS português) a 25% de distância. Em Génova, ganhou o candidato do centro-esquerda que não era o candidato escolhido pelo Partido Democratico (PD). Cá realizaram-se eleições primárias à esquerda e o vencedor era independente ainda que apoiado timidamente por um pequeno partido de esquerda. Os 2 candidatos oficiais do PD perderam para esse independente que agora ganhou com mais de 30% de avanço sobre o 2º mais votado que é também um independente. Em 3º ficou o candidato do Movimento 5 estrelas liderado pelo cómico Beppe Grillo que é um movimento anti-partidos que devolve a subvenção eleitoral a que tem direito e cujos eleitos recusam parte dos salários. Só depois disso ficou o candidato do centro-direita com cerca de 12% de votos. Este Movimento teve aliás um boom de votos chegando a 20% nalguns casos e num caso elegendo mesmo o presidente da Câmara.

PS: Ver a primeira hora de projecções foi engraçado. Nalguns casos, o mesmo candidato teve 60% dos votos e depois 47%. Noutros, não davam mais de 7% ao Movimento 5 estrelas quando passado algum tempo já davam os 20%. Impossível confiar.

No comments:

Post a Comment