Monday, May 2, 2011

As festas populares italianas

Por alturas da Primavera, começam a florescer festas populares em tudo o que é aldeia nas redondezas de Génova. Estranhamente, não estão associadas a santos. Basicamente, todos os fins de semana, há sempre duas ou três aldeias nas montanhas que têm a sua Sagra (festa). Ele é favas com salame, trofie con pesto, porchetta, etc. Hoje tinham-me convidado para uma em que ofereciam a comida (não é normal). O que é que aconteceu? À boa maneira dos genoveses (avarentos), adiaram a hora para as 14h30m (para o pessoal já chegar lá sem fome). Como tal, fui à Sagra de Capreno, uma localidade com esta vista. No largo junto à igreja, na sede da associação cultural lá da aldeia, o recinto das festas. 2 ou 3 pratos à escolha incluindo favas com salame e queijo. Obviamente cruas, não tão óbvio o modo em que eram servidas. Isto é por descascar. Sim, vem um prato com as favas por descascar para a mesa. E isso acontece também nos melhores bares de Génova por estas alturas. À tarde, havia matinée dançante e era engraçado ver a mistura de idades. Muitos muitos jovens de fora da aldeia à mesa enquanto a terceira idade dançava. O conjunto poderia perfeitamente ser um daqueles conjuntos portugueses típicos, como o do filme Aquele Querido Mês de Agosto. Fotos chegarão nos próximos dias.

2 comments:

  1. Por acaso essa das favas cruas já me tinha acontecido no outro dia quando fui fazer um aperitivo com uns colegas. Eles chegam lá à mesa e metem ali o prato com os bocadinhos de pizza, de focaccia, uns grissini, umas tostas para bruschetta "do it yourself" e... favas! Assim, com casca e tudo! Alguns dos meus colegas deliciaram-se com tal iguaria, mas para mim favinhas é guisadas com o belo do chouriço e farinheira, à boa maneira portuguesa!

    ReplyDelete
  2. claro! eu quando cheguei fiquei conhecido pelas favas com chouriço que cozinhei para amigos italianos!

    ReplyDelete