Thursday, May 5, 2011

Como ajudar as exportações portuguesas

(e dar cabo do negócio aos chineses). É muito simples. Basta ser emigrante e comprar produtos portugueses. Mas depois há umas nuances. Passo a explicar. Dirigi-me à loja onde tinha comprado este belíssimo capacete português que entretanto me roubaram e disse que queria comprar um capacete Nau (feito em Avelãs de Caminho perto de Anadia). Depois de me dizerem que só tinham dois ou três tamanho S e que tinham passado o negócio de venda destes capacetes a outras bombas de gasolina, indagaram sobre a minha insistência em querer comprar capacetes daquela marca e não de outra. E aí eu disse que os capacetes eram feitos perto de minha casa, o dono desconfiou e disse não são nada, no máximo são montados ao pé de tua casa, és de Modena? Não, sou português. Aaaaah. E aqui mudou tudo de figura. Começou-me a explicar que era amigo do dono da empresa que os produz em Portugal, explicou-me que o capacete forrado a cabedal tinha sido uma prenda pessoal e que tinha deixado de importar estes capacetes portugueses pois tinham problemas de segurança e apesar de serem homologados não o eram com todas as normas como os capacetes... chineses que tinha ao lado. E aí tenta vender-me um capacete chinês que custava menos 50% a produzir mas tinha um preço de venda mais elevado. Para ele era muito mais rentável obviamente e era muito mais fácil customizar os capacetes pois o forro dava tirar facilmente e trocar. Eu ia dizendo pois pois e ele percebeu que eu estava fixado no capacete português. Aí disse-me vais ali assim e assado que é um amigo meu que agora os vende. E fez mais, escreveu um bilhete ao amigo a dizer trata-o bem. E assim foi, nas outras bombas consegui comprar o capacete com um desconto devido a esta "carta de recomendação". Infelizmente não igual mas lindo de morrer à mesma. Por algum motivo o modelo tem o nome de Nau Fashion. E português.

No comments:

Post a Comment