Tuesday, December 18, 2012

O mau sistema de ensino italiano

Ontem decorreu o concurso de acesso a docentes que queiram passar a ser "do quadro". Dos 320 mil candidatos só passaram cerca de um terço no primeiro exame (sendo que 20% desistiram e não se apresentaram sequer). Segundo o Ministério isso demonstra "como a prova era acessível mas ao mesmo tempo como cumpre a sua função". O primeiro teste é constituído por 50 perguntas a responder em 50 minutos. Para passar é preciso ter 35 pontos sendo que cada resposta certa conta 1 ponto e cada errada -0.5. Podem achar que é exigente. E até seria até ver bem as perguntas. As 50 perguntas são escolhidas aleatoriamente de um lote de 3500 disponíveis no site do Ministério 3 semanas antes. Logo, mesmo que em 3 semanas, o professor não tenha tempo para ver todas as perguntas, pelo menos o estilo sabe-o já e as perguntas são muito semelhantes dentro do mesmo estilo e grupo de perguntas (lógica, verbal, informática e no caso dos professores de línguas estrangeira, linguística). Fiz o teste para os professores de inglês. Das 50 perguntas apenas 6 eram em inglês. Uma delas era esta. (sim, isto é verdadeiro).





Entre as outras, fiz print screen das mais ridículas nomeadamente uma em que perguntavam se duas irmãs gostavam de trocar vestidos ou não sabendo que tinham dois armários diferentes, uma em que pediam uma sequência idêntica, uma em que perguntam para que serve o botão responder no Microsoft Outlook e uma que pede a afirmação correcta entre: Existem monitores LCD, O Windows XP é um programa que permite uma grande quantidade de cálculos, As pens USB têm no máximo 256Kb de memória ou Não existem impressoras a cores. See it for yourself. (E reparem no que vou dizer depois das fotos).


  O pior de tudo para mim foi ver o jovem mais inteligente de Itália a fazer parte do concurso. Em meia hora respondeu apenas a 13 perguntas certas, 4 erradas e deixou uma por fazer. Se na primeira pergunta pediu uma calculadora quando estava à beira do resultado (e ainda assim as outras 3 hipóteses eram surreais), na segunda fez as contas no papel para uma regra de três simples que não poderia ser mais simples: Se 2km correspondem a 2/7 de um passeio qual é o total do passeio? Vejam aqui.

Por fim, uma nota não relacionada mas que é uma boa notícia. Roberto Benigni teve ontem 44% de Share e 12.6 milhões de telespectadores a assistir à sua leitura/discussão da Constituição Italiana. Muito bem merecido. Nunca vi ninguém a falar tão eloquentemente e com tanto humor sobre coisas sérias. Aqui podem ver o início em que goza com Berlusconi mas aqui e noutros links podem ver a parte em que lê a Constituição.

3 comments:

  1. Boas. Sigo o teu blog há algumas semanas (não me recordo como dei com ele, julgo que terá sido uma pesquisa sobre futebol?) e quero apenas dizer que gosto muito destas "italianices" e espero que continues a postar.

    Resolvi escrever hoje porque sei bem que um "blogger" se alimenta de views e comentários e portanto, aqui fica o meu.

    Gosto muito de Itália - apesar de nunca a ter visitado, da comida italiana - , do futebol italiano, do cinema italiano, das mulheres italianas... e, apesar de conseguir descodificar alguma parte daquilo que leio, vejo e ouço em italiano, a visão de um portuga é sempre diferente e mais enriquecedora.

    Daquilo que tenho lido, chego à conclusão de que não somos muito diferentes dos italianos, não será assim?

    Abraços, Rodrigo.

    P.S. Quanto ao post em si... surreal a parte do concurso e geniais os vídeos do Benigni.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Boas!

      Muito obrigado pelo comentário. Infelizmente não tenho postado com a regularidade de antigamente mas tentarei continuar na medida do possível. Sim, não somos muito diferentes mas aqui as coisas correm pior do que em Portugal.

      Abraço

      Delete


  2. Encontrar Compra de computadores usados, Compramos lotes de computadores, Compra de Lote de informática São Paulo, Compro monitores, compra de notebook, Compra de computador e Compro computadores, notebook.

    ReplyDelete