Saturday, July 23, 2011

O poder exagerado dos adeptos

No Genoa, os adeptos têm muita força. Quase fizeram demitir o presidente em Janeiro devido à contestação que lhe fizeram. Desta feita, conseguiram mandar embora um jogador ainda que muitos adeptos estavam ao lado do jogador. O caso começa no derby passado. Na 2ª parte, a equipa estava a jogar mal e os adeptos suspeitaram que o jogo fosse combinado e que as vozes que diziam que a Sampdoria tinha comprado o jogo para não descer eram verdadeiras. Como tal houve alguns insultos à equipa. Quando marcaram o 2º golo (da vitória), um dos cânticos foi Boselli não sabia (dizendo que o jogador récem entrado não sabia que o jogo estava comprado). E durante os festejos do 2º golo, Omar Milanetto disse Calados Bastardos fazendo o sinal de chiu com o dedo à frente da boca dirigindo-se aos adeptos. Obviamente, não gostaram e houve um comunicado fortíssimo. O atleta pediu desculpa mas só depois deste comunicado da claque histórica e como tal foram consideradas desculpas falsas.
A semana passada, mesmo antes da partida para o estágio de pré-época, foi afixada uma faixa no centro de treinos caseiro contra este jogador. E depois já na Áustria (sim, porque há cerca de 500 malucos que tiram férias para ir ver a pré-época), foi afixada outra faixa a ordenar ao jogador para ir embora. Não pela idade (36 anos) mas simplesmente porque pelo que me disseram ele continuou a insultar os adeptos fora do relvado já e em diversas ocasiões. A faixa foi retirada depois de uma conversa amigável entre o director desportivo e alguns ultras da claque. Mas hoje, passado dois dias, foi oficial a saída do jogador. Jogou ainda parte do 1º tempo do 1º jogo de pré-época mas no fim do jogo foi anunciada a sua passagem ao Lugano que pertence ao mesmo dono do Genoa. O clube continuou a apoiá-lo nestes dias e foi o próprio jogador a tomar a decisão depois de sentir tanta pressão. Um dos ultras da claque dizia que tanto presidentes como jogadores mudam mas a claque está lá sempre e como tal não se poderiam permitir de ouvir Calados Bastardos de um jogador pois era uma falta de respeito que abria precedentes. Dizia ainda que se fosse no tempo dos nossos pais seria ainda pior e o jogador iria sofrer mais.
Na minha opinião, é uma pena que seja assim até porque este jogador era da velha guarda e as palavras proferidas eram desculpáveis na tensão do jogo.

No comments:

Post a Comment