Thursday, June 9, 2011

Um espectaculo unico

Foi o que assisti no fim de semana passado. Basicamente, o espectaculo teatral "Mulheres em Guerra" decorria a bordo de um comboio historico que serpenteia as colinas dos arredores de Genova. O comboio usa a locomotiva mais velha de Italia ainda em funcionamento e tem apenas mais 2 carruagens. Os espectadores dividiam-se pelas varias carruagens e nunca trocavam de lugar. As actrizes trocavam de carruagem fazendo com que o espectador assistisse a todas as cenas sem se mover. Excepto nos momentos em que o comboio parava numa estacao no meio do nada e faziam sair toda a gente enquanto metiam uma sirene de campo de concentracao a tocar na estacao. Imaginem, de noite uma estacao no meio do bosque, com este som e apenas lanternas a apontar o caminho. O espectaculo incluia uma personagem fascista, uma resistente (partigiana), uma ingenua que no fim se converteu 'a resistencia, uma burguesa e uma vitima de abusos sexuais. Todas com prestacoes comoventes incluindo a cena final principalmente a ultima.
Este espectaculo ocorre so uma vez por ano durante alguns dias e o ano passado ficaram 350 pessoas em fila de espera porque esteve sempre esgotado. Para mais info (e videos) ver http://teatrocargo.it Infelizmente, eu nao tenho mais fotos alem destes candeeiros no interior do comboio pois era proibido tirar fotos.
'A parte este espectaculo, devo recordar que as exposicoes interessantes gratis continuam em Genova. Uma era sobre o papel do Partido Comunista Italiano na historia italiana. Cheia de gente o que impossibilitava de ver metade dos videos interactivos. Recordo apenas uma frase de Berlinguer, ex-secretario do Partido: Os partidos de hoje sao sobretudo maquinas de poder e clientela. Isto foi escrito em 1984 (se nao erro). Nada mudou. A outra exposicao era de um artista italiano que ja esteve presente por 2 vezes na Bienal de Veneza. Tambem gratis gracas neste caso ao patrocinio da Fundacao Garrone, do dono da ERG e ainda (creio) dono da Sampdoria (mas possivelmente vai deixar de ser depois da descida 'a serie B).
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

No comments:

Post a Comment