Monday, July 30, 2012

A costa com mais glamour na Europa

É essa a definição da Ligúria segundo a CNN. Desta vez, está um pouco desfocada porque a La Sardina, máquina que finalmente experimentei, pelos vistos desfoca do lado esquerdo quando o foco está regulado para longas distâncias. Ainda assim, convosco, Camogli, Portofino e arredores.
From Liguria Unfocused

Sunday, July 29, 2012

Imagens que já não se encontram em nenhum lado

Ninguém esperaria ver uma balança das antigas integrada com um medidor de altura na rua (com uma senhora a cobrar por isso). Mas foi isso mesmo que encontrei em Split. Esta e outras fotos analógicas de Split, aqui.
From AnalogicSplit

Friday, July 27, 2012

Tiros nos pés da política italiana

Numa altura em que se fala em eleições antecipadas (com Monti a possível cabeça de lista de uma coligação centro-esquerda + centro) e também no regresso de Berlusconi, os tiros nos pés por parte de vários partidos sucedem-se. Se por um lado o líder dos centristas (UdC) veio dizer que o casamento gay era incivil, a presidente do Partido Democratico (PD equivalente ao PS português) disse que não era incivil mas sim inconstitucional. Note-se que esta senhora renunciou a fazer sexo há alguns anos, teve apenas 2 ou 3 namorados e habitou num convento também. Mas o maior tiro nos pés, foi o do ex-juíz Antonio Di Pietro, líder da Italia dei Valori (que faz sensivelmente o papel do Bloco em Portugal). O seu partido lançou ontem este vídeo que retrata Monti, o líder do PD, o da UdC e outros como zombies cheios de sangue na cara. Vejam com os vossos olhos para acreditar.

Thursday, July 26, 2012

Wednesday, July 25, 2012

Analogic Maksimir Park

Eu já disse que este parque é lindo? Devo dizer então que em modo analógico ainda é mais. Check yourself.

Monday, July 23, 2012

Viena em modo analógico

Como prometido aqui ficam as fotos de Viena tiradas com uma Holga falsa e com um rolo fraco infelizmente. Ainda assim prefiro-as em relação às digitais que já aqui tinha postado. Faltam as panorâmicas que dão mais trabalho a passar no scanner mas que são também as melhores.
From AnalogicVienna

O terceiro mundo em Itália

Aconteceu em Roma hoje. Mais uma vez, os comboios italianos tiveram problemas. Depois de uma hora parado na linha, a solução foi pedir aos passageiros que passassem para o comboio que vinha em direcção oposta. Como? Saltando. Sim, saltando. Vejam pelos vossos próprios olhos.

Um tesouro escondido em Zagreb

À maior parte dos turistas passa despercebido este lago na zona sul de Zagreb pois é fora do centro. Mas vivendo eu ali ao lado durante a minha estadia em Zagreb, não podia deixar de o visitar. As fotos estão estranhas porque o rolo usado foi um de diapositivos e foi revelado em cross-processing (além disso era pouco sensível à luz). Ainda assim dá para ver como é um local bonito. Com 2 ilhas, uma pista de canoagem de 2km, pistas de ciclismo, imensas esplanadas, algumas praias e km2 de espaços verdes é melhor sítio para relaxar ao fim de semana em Zagreb. Convosco, Lago Jarun.
From Jarun

Sugestão gastronómica do fim de semana

Um dos pratos típicos da Ligúria é pansotti con salsa di noci. É uma espécie de ravioli mas maiores e recheados de ervas acompanhados de molho de nozes. Ontem, em Bogliasco, decorria a 11ª Festa dos Pansotti até ser suspensa por causa da chuva. Não chovia assim tanto mas as pessoas diziam que não era bom comer com as gotas a caírem em cima da comida (ouvido na fila). Assim, ficou tudo em pé à espera que parasse de chover. Eu desisti da enorme fila ao fim de algum tempo e comi o mesmo prato num restaurante perto da festa popular, o Il Bistrotto. Estavam excelentes e com uma óptima relação preço-qualidade. O resto do menú era muito mais caro, mas o espaço apesar de pequeno é muito agradável. Recomenda-se.

Saturday, July 21, 2012

Brad Mehldau Trio

Deram um grande concerto ontem. O público não enchia o espaço infelizmente apesar do preço bem razoável. A entrada foi com Hey Joe, original de Jimi Hendrix e pelo meio houve espaço para outra bela cover (And I Love Her dos Beatles) mas também para alguns originais de Brad Mehldau. Uma das músicas que tocaram foi esta
e o concerto alternou entre baladas mais calmas e momentos aceleradíssimos cheios de swing. O público gostou tanto que teve direito a dois encores (coisa rara em Itália pois o público não insiste muito com as palmas). Recomendo vivamente um concerto ao vivo deste trio.

Friday, July 20, 2012

Reddish Trieste

Uma Trieste muito vermelha é o que tenho para vos mostrar. Das 2 horas que passei em Trieste fiquei com a impressão de que é uma mistura entre Viena e Ljubljana. Meia imperial meia eslava. Ecco!
From Reddish Trieste
PS: Isto não foi feito com rolo red scale mas sim com um rolo de diapositivos e técnica cross-processing. Em dias com pouca luz e com um rolo pouco sensível as fotos aproximam-se do vermelho.

Porque é bom não esquecer

Passam hoje 20 anos da morte de Paolo Borsellino, um dos mais importantes magistrados italianos na luta contra a Mafia. O seu colega e também importantíssimo Giovanni Falcone tinha sido assassinado menos de 2 meses antes com uma bomba colocada debaixo da autoestrada. No caso de Borsellino, fizeram explodir uma Fiat 126 à porta de casa da mãe um dia em que ele a foi visitar. Ele sabia que isto iria acontecer e tinha confessado alguns dias antes que os explosivos para o atentado à sua vida já estavam encomendados. Não vou entrar nas especulações sobre a sua última entrevista em que se discutiam as ligações entre Berlusconi e a Mafia. Ou sobre não lhe terem protegido devidamente a zona da casa da mãe (ao contrário do pedido). Ou sobre o funeral de Estado recusado pela família por essa mesma razão. Resta lembrar que mais um dos que fizeram algo para destruir a Cosa Nostra foi assassinado (tal como 5 elementos da sua escolta incluíndo a primeira mulher da Polizia dello Stato a morrer num atentado).

Monday, July 16, 2012

Split (or not Split)

Split é uma bela cidade croata. Não posso comparar com o que dizem ser a mais bela (Dubrovnik) pois essa só a verei em Setembro mas posso dizer que gostei das poucas horas que lá passei (menos de 24) e que as fotos não fazem jus à beleza da cidade por culpa da máquina digital. A boa notícia é que tenho também fotos analógicas (ainda por scanar). Por enquanto, vejam aqui as digitais.
From Split

Friday, July 13, 2012

From Zagreb to Dalmatia with love

Não há muito para dizer para além de explicar que estas fotos incluem os meus locais de trabalho no Adriático aka no meio do mar junto a ilhas croatas. Have fun. Para mais informações sobre a expedição arqueológica em que participei, podem consultar o blog oficial aqui.
From Zagreb+Dalmatia

O melhor de Zagreb

Do melhor de Zagreb faz também parte este parque verde chamado Maksimir. Junto ao estádio do Dinamo, é um oásis lindo de morrer, com 5 lagos e kms e kms de pistas cicláveis/pedonais. Vejam aqui.
From MaksimirPark

PS: as fotos analógicas do mesmo local estão melhores ainda mas ainda não estão em modo digital.

Wednesday, July 11, 2012

Empreendedorismo à italiana

O Napoli ganhou a Taça de Itália na época passada. Do que se lembrou o presidente? De levar a Taça para o local de estágio pré-época e de dar a possibilidade a todos os tifosi de verem, tocarem e fotografarem(-se) com a Taça. Desde que paguem a módica quantia de 10€.. Sem dúvida, De Laurentiis tem olho para o negócio.

Viena ou a capital dos Balcãs

Diz-se que Viena é a capital dos Balcãs fora dos Balcãs. Na verdade, tendo eu estado com pessoal dessa região vivi-a muito assim. Mas reparei também em muitas pessoas (turistas mas não só) que falavam eslavo e soube que é um grande pólo de emigrantes da ex-Jugoslávia. Das fotos que tirei isso não se percebe. Mesmo assim, podem escolher entre um restaurante português com umas excelentes bifanas, os bonitos parques, vestidos vintage expostos num museu ou incineradoras remodeladas por arquitectos famosos. Está tudo aqui. PS: as melhores fotos da cidade ainda estão para vir (analógicas e algumas panorâmicas).

Monday, July 9, 2012

Lake Garda

Atenção: Este post contém fotos de um local bonito chamado Riva del Garda, não é aconselhável a invejosos. Se o local parece bonito em modo digital então vejam lá em modo analógico. Inclui por exemplo isto: PS: inclui também fotos de robôs e do que fui lá fazer em trabalho.

Friday, July 6, 2012

Às vezes faz-se justiça (ou quase)

Hoje saiu a sentença definitiva (do Supremo Tribunal Italiano) sobre o que se passou na escola Diaz após o fim das reuniões do G8 em Génova em 2001. Vários polícias envolvidos foram condenados mas os mais altos responsáveis pela cadeia de comando foram absolvidos. Outra atenuante para os condenados é que devido a uma lei de 2010 as indemnizações não vão ser pagas dos seus bolsos mas por um fundo criado para estes casos.. No entanto, estas condenações não deixam de ser boas notícias. O que se passou em 2001 foi considerado pela Amnistia Internacional a mais grave suspensão dos direitos democráticos num país Ocidental depois da 2ª Guerra Mundial. Estas condenações não têm nada a ver com as manifestações ou confrontos durante os dias do G8. São sobre acontecimentos muito mais graves. Basicamente, depois de tudo ter acabado, a polícia irrompeu na escola onde dormiam os activistas e começou a dar pancada indiscriminadamente. Levou-os para o hospital e nalguns casos espancou-os de novo após a assistência hospitalar. Depois, levaram-nos para uma prisão onde fizeram o mesmo durante alguns dias. Isto sem provas de que aquelas pessoas em particular tivessem feito algo. Aliás, foram condenados em parte por falsos testemunhos e manipulação de provas (incluindo terem colocado de propósito cocktails molotov quando entraram na escola). Já aqui falara num documentário sobre isto e recentemente saiu outro filme chamado precisamente Diaz (que ainda não vi). Porque é bom não esquecer.