Monday, April 30, 2012

Muito swing

tem este músico e sua banda. Ao vivo num belo jardim de Turim numa tarde de sol ainda mais.



 No Torino Jazz Festival tive também a oportunidade de ver o grande Ahmad Jamal. Sem grandes palavras destaco esta versão de Autumn Leaves.



PS: Devo dar os parabéns à cidade de Turim por mais uma organização de alto nível. Depois de ter ido ao Film Festival e ao Festival do Chocolate, garanto que Turim sabe o que é promover o turismo. Todas as actividades paralelas e complementares ao festival desde roteiros em autocarro pela cidade, aperitivos temáticos ou after-parties criam uma oferta que extravasa em muito os grandes concertos que servem como chamariz. Complimenti.

Wednesday, April 25, 2012

O 25 de Abril italiano

A 25 de Abril de 1945, Milão revoltava-se contra os nazis e contra a República de Salò (como ficou conhecida a República Social Italiana (RSI) de Mussolini depois da sua destituição do governo nacional em 1943). Já antes a 21 de Abril Bolonha tinha feito o mesmo e em Génova o movimento de insurreição começou a 24 de Abril tendo a cidade conseguido libertar-se antes dos americanos chegaram para ajudar. Seguiram-se Turim e Veneza a 28 e todas as outras cidades até 1 de Maio. A 28 de Abril, Mussolini era capturado enquanto tentava escapar vestido de soldado alemão para a Suíça. Fuzilado no mesmo dia com a amante e outros fascistas, foi transportado para Milão e exposto num local onde antes acontecera uma violenta repressão por parte das suas forças. Os seus corpos sofreram alguns abusos por parte dos populares até serem pendurados numa bomba de gasolina. No mesmo dia foi assinada a rendição (entrando em vigor a 2 de Maio) pondo fim ao estado fantoche da RSI, um protectorado de Hitler.
Como podem imaginar, a música de hoje é esta.

E depois há esta versão em inglês também muito bonita.

Monday, April 23, 2012

Manifestos políticos sui generis

Em Itália, a criatividade é natural nas diversas campanhas eleitorais. Mas isto que vou descrever bate tudo. Em Lecce, no sul de Itália, o actual presidente da câmara tem a circular exclusivamente na net, um manifesto que diz: "Olá, donas de casa de Lecce. Sou o Paolo. Alto, cabelos grisalhos, esbelto, tenista. Cozinho, lavo, passo a ferro, ponho a mesa. Se me quiser conhecer, estou muitas vezes na Câmara. Abster-se é uma perda de tempo. PS: Aceitam-se também comunistas" Podem ver este manifesto particular aqui e confirmei a veracidade pelo perfil oficial do candidato no FB. Note-se bem o PS já que este candidato é do partido de Berlusconi.

Não é a primeira vez que cria polémica pois já em 2007 espalhou cartazes com ele próprio vestido em cuecas (confirmem aqui) mas desta vez teve resposta da candidata de esquerda. O manifesto pode ser visto aqui e diz:

Paulo Perrone é certamente um homem bonito. Saiam até com ele para jantar, cortejem-no, façam-no sentir especial. Saberá passar a ferro e cozinhar, mas não é muito bom para a gestão da caixa: as contas do Município conhecem-nas todos, são desastrosas. Caras donas de casa. Paolo Perrone é o homem ideal para passar uma noite, mas se têm que escolher o presidente da Câmara, o melhor é deixar estar. Saiam com ele, e governem comigo.

Monday, April 2, 2012

Sugestão eno-gastronómica da semana

Já aqui falei neste local mas como o menu foi renovado e os pratos estão melhores volto a referi-lo. A Trattoria Axillo em Génova é um local muito agradável e calmo e com uma boa lista de vinhos. Neste caso, um Gewurtztraminer, em particular este, foi a escolha e não desiludiu. Como pratos, seguindo a tradição de comer 2 pratos, normalmente primo e secondo, escolhi dois primi (primeiros) já que nos secondi (segundos) o bacalhau não é como em Portugal e não me apetecia carne. A escolha do primeiro foi fácil: gnochetti di farina di castagna al pesto, que é como quem diz um tipo de massa com farinha de castanha al pesto. A foto não faz jus à qualidade do prato mas garanto-vos que além do pesto delicioso, o facto de ser usada farinha de castanha na massa dava um toque especial ao prato.

Depois, não foi fácil decidir entre umas trofie nere ai calamari (pasta negra com calamares) ou croxetti ai scampi e fave (pasta típica de Génova com lagostins e favas). Acabei por escolher a segunda opção pois sempre queria ver se encontrava um sítio em que as favas fossem boas. Não me arrependi, poderiam estar ainda mais cozidas mas não estavam cruas como normalmente e de resto o prato estava óptimo.

A torta de chocolate e avelãs era muito boa também. Os preços são os normais para Génova mas vale a pena.

O Pai Nosso futebolístico

Não deixa de ter piada este texto que encontrei pouco depois da mudança de treinador do Genoa. O novo treinador é na verdade o treinador que foi despedido em Dezembro e que muitas vezes tinha sorte como tal um grupo de adeptos escreveu um texto inspirado no Pai Nosso a relembrar a sua sorte. O que admira é a rapidez com que isto surgiu pois o texto foi publicado meia hora depois da notícia do seu regresso.

Mister nosso que estás no banco
Santificada seja a tua sorte (culo é cú mas figuradamente significa é sorte)
Venha o teu módulo, seja feita a tua formação
Assim na defesa como no ataque
Dai-nos hoje o nosso vinho quotidiano
E recupera-nos os nossos pontos (perdoa-nos e recupera-nos são o mesmo verbo em IT)
Assim como nós recuperamos às equipas em crise
E não nos deixeis cair em retrocessão
Mas livrai-nos do Lecce (1ª equipa abaixo da linha de água)
Amen.

Aqui o original com imagem do treinador com as mãos como se estivesse a rezar.

Sunday, April 1, 2012

O Rui Costa argentino

Chama-se Diego Milito. Hoje quando marcou o primeiro golo do jogo Inter-Genoa, quase n festejou, veio cabisbaixo ate ao meio campo e fez um gesto com as maos que claramente significava um pedido de desculpas 'a sua ex-equipa que o acolheu tao bem. Comovi-me e lembrei-me do Rui Costa a marcar pela Fiorentina contra o Benfica. 2 grandes jogadores. 2 grandes homens. Sobre o jogo, foi sofrer ate ao fim com o Inter a ganhar por 5-4. Mas para mim o importante do jogo foi aquele gesto do Principe a pedir desculpa. Diego Alberto, il Principe continua com as portas abertas para vir acabar a carreira ao Genoa.
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!