Tuesday, March 27, 2012

Maniac em Italiano

Sim, essa mesma do Flashdance. A versão italiana tem o nome de Tenia. Podem já imaginar o que vem aí. Pois. Elio e le Storie Tese convosco.

Monday, March 26, 2012

A burocracia italiana a surpreender pela positiva

Quando me inscrevi na populacao residente temporariamente em Genova, fui informado que se quisesse me poderia recensear eleitoralmente pois como cidadao comunitario tenho direito de voto nas eleicoes autarquicas e europeias. Dado que nao estava interessado em eleger os eurodeputados mais bem pagos da Europa nao me recenseei ainda que a possibilidade de votar nas autarquicas me parecia interessante. Hoje, passado 3 anos e a 2 meses das eleicoes recebo uma carta da Camara Municipal a relembrar-me do meu direito e a indicar-me como proceder para o exercer. Way to go!
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

Sunday, March 25, 2012

A morte e' igual para todos

Podem nao acreditar, mas isto estava numa das faixas hoje exibidas pelos adeptos do Genoa. Quando deram inicio ao minuto de silencio em homenagem a um militar morto ontem no Afeganistao alem de alguns gritos contra a guerra, lia-se tambem esta frase seguida da explicacao. Ha pouco tempo morreram 2 adeptos da Sampdoria num acidente rodoviario no regresso de um jogo. Foi pedida autorizacao para ser feito um minuto de silencio nos jogos da Serie A. A Liga de clubes nao autorizou. Os adeptos do Genoa protestaram primeiro por carta e hoje com esta faixa. E' como se os adeptos do Benfica protestassem por nao os deixarem fazer um minuto de silencio por adeptos do Sporting (ou vice-versa). Estao a ver isso a acontecer em Portugal?
Quanto ao jogo, o Genoa desperdicou a oportunidade de arruma-lo com 2-0 poucos minutos depois do 1-0. Teve um golo anulado passado pouco tempo (pareceu-me bem anulado). Na segunda parte, o arbitro nao marcou um penalti a favor do Genoa quando o jogo estava empatado 1-1 e felizmente o Genoa conseguiu recuperar do 2-1 a poucos minutos do fim. Deu a ideia de ter sido um resultado combinado mas e' melhor nem pensar se nao nao iria ao estadio.
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

Wednesday, March 21, 2012

As aparencias iludem (tambem no vinho italiano)

Ontem, a acompanhar um bacalhau assado no forno, o Vinho Verde portugues Quinta de Azevedo nao desiludiu. Mas quando abri a garrafa de tinto para acompanhar as favas com chourico e reparei que a rolha era de plastico pensei que tinha feito uma ma escolha. Afinal nao. O Aglianico del Vulture da marca Feudi Monaci era um DOC de 2008 que se revelou melhor do que o que se poderia pensar pela rolha de plastico. Era um 100% de Aglianico, casta tambem ja chamada de Helenica pois foi introduzida pelos gregos no sul de Italia e e produzido na regiao do Monte Vulture, um vulcao apagado ha uns milhares de anos. Nao e extremamente aromatico mas o sabor e quente e elegante e tem corpo q.b. sem exagerar. Uma boa surpresa e uma excelente relacao qualidade-preco. Aqui mais informacoes http://www.castellomonaci.it/

PS: sem acesso a teclado decente of course

Tuesday, March 20, 2012

O dramatismo de Stand By Me

na sua versão italiana é algo completamente descabido. As letras foram completamente alteradas e o título passou a ser Pregherò (Rezarei). A música conta a história de uma cega que por ser cega perdeu a fé em Deus e então o cantor (Celentano who else?) tenta através do seu amor trazer-lhe de novo a fé. Teve tanto sucesso que Dalida quando fez a sua versão para o mercado francês (Tu croiras) usou este texto como base e não o original. Sem palavras.



Friday, March 16, 2012

Pink Floyd em italiano

Another Brick in the Wall foi uma das musicas traduzidas em italiano desta vez nao seriamente mas claramente para o gozo. O mesmo grupo que vi recentemente (Elio e le Storie Tese) e desculpem a insistencia mas eles sao bons nisto toca tambem outra musica de Pink Floyd: Shine on You Crazy Diamonds desta vez cantado em ingles. Aos puristas aconselho o nao visionamento do video abaixo pois podem ficar chateados mas a todos os outros oucam ate ao fim e divirtam-se que vale a pena.



Thursday, March 15, 2012

Mario Biondi, jazz do bom e do melhor

e com muito swing. Passado dois dias dos cómicos Elio e le Storie Tese, o Teatro Carlo Felice de Génova habituado a receber ópera e bailado, encheu de novo para receber esta grande voz quente (comparado já a Barry White) que misturou um pouco de jazz e soul principalmente. Este italiano que cantou 99% em inglês é da mesma editora que Nicola Conte, filho do conhecidíssimo Paolo Conte, a Schema Records e no estilo tem algumas semelhanças. Com um grupo com piano, bateria, congas, baixo (ou contrabaixo), guitarra, saxofone, trompa (ou trompete) e trombone, entre músicas mais calmas ou outras carregadinhas de swing, animou a noite durante 2h15m. Incluiu um medley de músicas famosas no feminino cantadas desta feita no masculino de autoras como Amy Winehouse e Whitney Houston. Houve espaço para promover o irmão mais novo e criações dos outros músicos que o acompanhavam (e que eram excelentes). Para exemplificar deixo-vos uma das músicas mais famosas, uma que fala de saudade, e um dos CD inteiros. Enjoy.





Tuesday, March 13, 2012

Elio e le Storie Tese

são os Ena Pá 2000 italianos. Elio e le Storie Tese (Elio e as Histórias Tensas) nunca esconderam que foram influenciados por Frank Zappa mas têm uma mistura de estilos que vai desde o rock ao reggae passando pelo disco. O concerto foi divertidíssimo a não desiludir as expectativas que eram altas. Pelo nome da tour (Enlarge your penis tour 2012), já era de esperar um espectáculo cheio de piada. Mas ultrapassou o esperado já que eu conhecia apenas algumas canções mas não sabia que entre cada canção o espectáculo teatral continuava. Começou logo com a primeira música com o líder da banda a cantar sozinho inicialmente porque o resto do grupo estava à procura de estacionamento. A música escolhida Cavo falava de um cabo de guitarra que se dessolda facilmente e deixa o rapaz mal quando toca guitarra para a amada. Entra Mangoni, um convidado do grupo que basicamente só faz coreografia e algumas vozes e só depois o resto da banda. No fim da 1ª música agradecem e estão para sair quando chega um aviso da protecção civil a obrigá-los a tocar mais por razões de segurança. Isto foi o mote para o que seria o resto do concerto.
Entre (Gomito a Gomito con l')Aborto sobre o Aborto e dedicado à música do último Festival de Sanremo e Complesso degli Aria, dedicado aos Aria por não terem tido suficiente reconhecimento no passado houve espaço e tempo (2h de concerto) para tudo. Incluindo a Enlarge your penis que dá nome à tour e que explica como a vida era tão menos interessante antes da Internet. Ou para uma música sobre reuniões de condomínio em que se não fossem as letras parecia que estava num concerto de Jethro Tull. Comum era a qualidade musical além das piadas. Quer fosse no rock ou no reggae dedicado aos vendedores, esses "pobres trabalhadores de que ninguém fala" os músicos eram bravi!
Perto do fim apresentaram uma canção oposta à dos "colegas" Kurt Weil e Bertold Brecht (Balada da Dependência Sexual) em que descreviam um mundo sem sexo. E as coreografias tornaram-se cada vez melhor. De Mangoni vestido de pimento vermelho passamos para Discomusic em que Mangoni dança vestido de cor de rosa à volta de um varão verde florescente. Todo o cenário estava aliás muito bem conseguido. Antes do encore, uma dedicatória à cidade de Milão onde nasceu o grupo, com uma letra mais política a denunciar aberrações urbanísticas.
Para o encore, Pippero, uma música baseada numa canção tradicional búlgara (outro estilo ainda) e a música com que sempre acabam (Tapparella) cujo refrão o público entoa (também para as chamadas ao palco): Forza Panino! (a relembrar um ex-membro da banda que morreu em palco).
Aqui algumas das canções mencionadas. E deixo também a canção Bunga Bunga que fizeram na altura do escândalo de Berlusconi aproveitando o Mundial de Futebol e o Waka Waka demonstrando o sentido de oportunidade que os caracteriza.















PS: Quando saíram de palco, a música ambiente que passou foi esta, uma homenagem à Fiat 500 (antiga) que pergunta como é possível meter 4 elefantes numa Fiat 500.

Thursday, March 8, 2012

Sobre o Dia da Mulher

que em Itália é festejado com mimosas destaco esta música italiana de duas ex-sex symbol chamada Siamo Donne (Somos Mulheres). O refrão diz:

Somos Mulheres
Além das pernas há mais
Mulheres Mulheres
Um universo imenso e mais

Aqui, na sua apresentação no Festival de Sanremo em 1991.

Wednesday, March 7, 2012

A corrida ao Pólo Sul

Comemoram-se este ano 100 anos da chegada ao Pólo Sul de Amundsen. A exposição RACE do American Museum of Natural History está em estreia europeia em Génova (e único local nacional). Visitei-a este fim de semana e gostei bastante. O mais interesse foi comparar a expedição inglesa de Scott com a expedição norueguesa de Amundsen. Enquanto que os ingleses escolheram fatos de algodão, os noruegueses usavam quase só pele. Os noruegueses optaram sempre pela solução mais simples e isso levou a que fizessem a expedição em menos 10 dias do que o que previam sem baixas. É verdade que foram um pouco cruéis e mataram alguns cães para comer mas sem dúvida planearam muito melhor a viagem que os ingleses. Por exemplo, enquanto que os noruegueses tinham cerca de 100 cães e usavam estes para transportar os trenós, os ingleses tinham um esquema baseado numa mistura de transporte entre cavalos siberianos, trenós eléctricos, poucos cães e pessoas. Sim, os ingleses achavam que era cruel obrigar os cães a transportar os trenós, como tal usaram pessoas para o fazer. Somando isso ao facto de que alguns cavalos morreram, os trenós eléctricos avariaram e os cães eram poucos, o esforço humano para transportar os trenós (esquiando e com os trenós atados à cinta) foi colossal. Enquanto que os noruegueses conseguiram resolver bem o problema do combustível evaporar dos depósitos que iam deixando ao longo do caminho para serem usados no regresso, os ingleses não o fizeram. Isso tornou-se fatal pois quando Scott voltou do Pólo Sul (já com 20 dias de atraso em relação a Amudsen) descobriu os depósitos quase vazios e não conseguiu ter combustível para derreter gelo e aquecer comida. A somar a isso, Scott tomou uma decisão suicida quando perto do fim decidiu partir para a última etapa com 5 pessoas em vez das 4 previstas levando apenas comida para as 4. Conclusão: no regresso um morreu passado pouco tempo e os outros 4 foram parados por uma tempestade de neve quando estavam perto de uma base já. Um deles um dia saiu no meio da tempestade pois estava já mais fraco e morreu não se sabe onde e os outros 3 morreram no saco de cama congelados no pequeno abrigo. Se isto não foi uma missão suicida não sei o que foi. As poucas fotos que tirei (às fotos do National Geographic) estão aqui.
RACE

Tuesday, March 6, 2012

Conselho enogastronómico

À parte o facto de aconselhar vivamente o prato português favas com chouriço, aconselho como acompanhamento o Primitivo di Manduria, um dos meus vinhos tintos italianos preferidos. Este vinho é um DOC produzido na zona de Manduria, sendo que Primitivo é uma casta produzida não só na Puglia mas também na Sicília por exemplo. Note-se que é um vinho extremamente forte que para ser considerado DOC tem de ter pelo menos 14% de álcool (chegando facilmente aos 15%). O que bebemos hoje tinha 14% e era de 2010 da empresa Capo Leuca que foi comprada entretanto por esta empresa. Devo dizer que no supermercado foi das melhores relações preço-qualidade que encontrei. Comparando por exemplo com um Brunello di Montalcino, um dos melhores vinhos italianos, uma garrafa de Primitivo di Manduria custa menos de metade e não fica nada atrás.

Monday, March 5, 2012

Festival do Chocolate de Turim + Exposição Looney Tunes

No fim de semana tweetei algumas coisas sobre isto. Primeiro, devo dizer que o Cioccolatò (o vero nome do festival) estava muito bem organizado e tinha uma série de actividades paralelas com grande interesse. O facto de terem espreguiçadeiras a recriar uma zona praia com a zona ginásio ao lado para quem queria queimar calorias ou o facto de terem um spa à base de chocolate com tratamos grátis são apenas exemplos de uma boa organização que incluía passeios de barco no rio Pó com chocolate incluído, roteiro do chocolate por toda a cidade ou restaurantes aderentes com menus especiais que incluíam pratos de chocolate. Já para não falar no merchandising genial que incluía um candeeiro apetitoso. Além disso, aproveitei a exposição temporária sobre os Looney Tunes no excelente Museu do Cinema. Engraçada ainda que muito baseada em posters antigos e felizmente nalguns rascunhos também. A explicação do processo de filmagem dos fotogramas estava bem articulada e a precisão e o rigor que eram necessários explicavam porque passavam meses para fazer um sketch de 10 minutos. Mas o melhor foi a retrospectiva do Bugs Bunny que apesar de inundada de crianças divertia também jovens e adultos. À parte o facto de ser dobrado e ouvirmos "Ma che succede amico?" em vez de "What's up doc?", a genialidade estava lá. E as piadas só para adultos também. Por exemplo, o Bugs Bunny a ler a Esquire.
Como recordações, fiquei com fotos tiradas por uma máquina descartável como por exemplo esta aqui abaixo.
From TorinoOld

Comparem a pureza destas com as digitais da semana passada também em Turim e decidam do que gostam mais.
From TorinoMagnum

Thursday, March 1, 2012

Lucio Dalla (1943-2012)

Lucio Dalla, um dos mais famosos cantautores italianos morreu hoje em Montreaux de enfarte. Ontem tinha dado um concerto sem problemas de saúde naquela cidade tão ligada ao jazz do qual ele gostava tanto. Prestes a fazer 69 anos, foi uma morte que ninguém esperava. Deixo-vos com uma das suas canções mais conhecidas (Pavarotti fez também uma versão), Caruso sobre o grande tenor italiano Enrico Caruso.



Para a letra traduzida e mais sobre a canção, aqui.