Wednesday, August 31, 2011

Música italiana + futebol italiano

Podem imaginar no que vai dar. Nada de bom. Interrompo a série de tesourinhos deprimentes da música italiana, para apresentar outros tesouros deprimentes que não são só canções mas como falam de calcio. Primeiro, o remix de uma música da Raffaela Carrà (A Far L'Amore Comincia Tu - a fazer o amor começa tu) com um dos slogans que os genoanos usaram recentemente para gozar com a Sampdoria. In Serie A tu non ci sei più (já não estás mais na Série A). Com imagens do cortejo fúnebre já aqui falado. Por outro lado, descobri que o Presidente do Genoa, Enrico Preziosi, escreveu e cantou uma canção sobre o Genoa: Genoa nel Cuore (Génova no Coração). Não sei se foi para imitar Berlusconi que além de ser Presidente do Milan, tem também vários álbuns lançados. Muito provavelmente hoje os adeptos estão um bocadinho chateados com o presidente Preziosi ele devido a uma fraca aquisição de mercado mas aqui ficam as duas músicas.

Monday, August 29, 2011

Tesourinhos deprimentes da música italiana VI

Sabrina Salerno. Boys Boys Boys. Esta música é bastante conhecida e serve-me apenas de introdução a Sabrina Salerno para um post mais à frente nesta série. É também dos poucos exemplos de música italiana cantada inteiramente em inglês. Atenção: vídeo inclui nudez parcial e por isso foi inicialmente banido pela BBC.

Friday, August 26, 2011

Tesourinhos deprimentes da música italiana V

Dedicado aos futebolistas em greve, escolho hoje uma canção que venceu o Festival de Sanremo em 1970. Chi non lavora non fa l'amore de Adriano Celentano. Eu sei, é um grande artista italiano e a classificação tesourinho deprimente é exagerada. Apenas gostaria de fazer notar a letra da canção já que foi das primeiras músicas conhecidas a abordar o far l'amore (fazer o amor, em italiano usa-se o artigo). Mais tarde, Raffaela Carrà entrou muito mais nessa temática e em anos mais recentes a coisa descambou para as vulgaridades tão omnipresentes. A letra desta canção reza assim

Quem não trabalha não faz o amor
Isto disse-me ontem a minha mulher
Quem não trabalha não faz o amor
Isto disse-me a minha mulher ontem
Ontem cheguei a casa cansado
Sentei-me.. não havia nada na mesa
Zangada ela diz-me que fiz greve em 2 de 3 dias
Que o dinheiro que lhe dou não chega
e decidiu que ela fará greve contra mim!

Quem não trabalha não faz o amor
Isto disse-me ontem a minha mulher
Então fui trabalhar
Enquanto estavam todos de greve!
E levei um murro forte,
Fui a pé ao médico!
Havia também greve dos eléctricos..
Cheguei lá, mas o médico não estava!
Está também em greve! Mas que jogo é? Mas?
Mas como acabará.. Há um caos na cidade
Não sei mais o que fazer! Se não faço greve agridem-me
Se faço greve a minha mulher diz
Quem não trabalha não faz o amor
Dá-me um aumento senhor patrão
Assim verás que em tua casa
e em cada casa entra o amor.

Palavras com um toque de génio sem dúvida e que espero que sirvam de inspiração às mulheres dos jogadores da Serie A que entraram em greve.

Parabéns ao adversário

A Sampdoria jogava hoje na abertura do campeonato da Serie B. Tinha 20mil espectadores no estádio. Sim, 20mil. Isto depois de descer de divisão. Os mesmos que tinha no feriado de dia 15 de Agosto (uma ponte aproveitada por muitos para passar férias). É de louvar. Mesmo sendo eu genoano e tendo ficado contente com o grande golo de Milanetto (ex-Genoa) hoje contra a Sampdoria. E mesmo tendo eu assistido a este "funeral" muito recentemente. Note-se que quando o Genoa desce, a Sampdoria organiza também cortejos fúnebres por isso isto não é nada de anormal.

Thursday, August 25, 2011

Tesourinhos deprimentes da música italiana IV

Desta vez falo de Vasco Rossi. Antes de começarem a dizer que é um sacrilégio relacionar tesourinhos deprimentes e Vasco Rossi, leiam o que vou escrever. Primeiro, não há dúvidas que Rossi fez muitas músicas boas. E este post serve também como homenagem ao cantor que está agora em repouso absoluto por 2 meses depois de dois internamentos quase consecutivos com fortes dores nas costas. Talvez porque até hoje tenha vivido bem a vida e a idade já não perdoa (59 anos). Aliás o próprio admitiu que iria acabar com concertos pois já não tinha a mesma vitalidade. Gozar a vida é do que fala esta canção. Rewind é o nome mas é mais conhecida pelo seu refrão altamente explícito: Fammi godere (faz-me gozar). Obviamente gozar no sentido brasileiro do termo. O resto da letra é também bastante explícita e vou abster-me de traduzir. Este não é o único exemplo de uma música de Rossi com letras deste género. Para outro dia ficará Gioca con me. Aliás, a presença de trocadilhos e vulgaridades na música italiana pop/rock mais conhecida não é de menosprezar. Zucchero tem uma canção vulgaríssima. E sem sequer contar com Sabrina Salerno, Jo Squillo, etc. Todas essas canções passarão por esta rubrica mas hoje ficamos com Rewind.

Wednesday, August 24, 2011

Coisas bonitas e feias no calcio

Uma primeira palavra para a Udinese e para os seus adeptos. Hoje podiam ter batido o Arsenal (falharam um pénalti e bola ao poste) e deram o tudo por tudo. Por isso mesmo, poucos minutos antes do apito final e apesar de estarem a perder 2-1, os jogadores levaram uma mega ovação do público. Os aplausos duraram até muito depois dos 90. Lembra-me quando vi o Genoa perder 0-5 com o Inter em casa e todo o estádio aplaudiu a atitude dos jogadores. É nisto que se vê o apoio do público.
A coisa má desta semana é a decisão de não permitir a ida ao estádio de Nápoles de genoanos sem cartão do adepto. Normalmente, isto acontece em jogos de alto risco porque assim se houver problemas é mais fácil para identificar os adeptos e negar-lhes entradas futuras nos estádios. Mas este não é um jogo de alto risco. Antes pelo contrário, Genoa e Napoli são duas equipas amigas há mais de 30 anos. Há uma geminação entre as 2 equipas e normalmente nem sequer há divisão no estádio entre adeptos. Em Génova, nem todos os adeptos do Nápoles estavam no sector de hóspedes, metade de uma das bancadas era ocupada pelos adeptos do Napoli em alegre convivência com os genoanos. Não há um episódio de violência, os adeptos cantam juntos, batem palmas às duas equipas e independentemente do resultado ficam sempre contentes. Ora, no que seria uma festa do futebol, as autoridades competentes vão proibir o convívio salutar. Famílias inteiras que já tinham marcado viagens de avião e hotel ficaram sem hipótese de entrar no estádio a não ser que façam este cartão do adepto à pressa. Não se compreende esta decisão para esta partida (se fosse contra o Milan devido à alta rivalidade percebe-se).
A nota mais ou menos vai para a provável greve dos jogadores. Se por um lado não têm muita razão (querem dividir o novo imposto sobre os mais ricos entre equipa e jogador) por outro compreende-se as suas razões em relação aos jogadores preteridos pelo treinador. Além disso, esta greve já tinha sido convocada anteriormente (em Setembro de 2010) pois o contrato colectivo expirou há muito tempo e ainda não foi assinado o novo. Por isso, os clubes não se podem queixar que estão a fazer chantagem pois há mais de um ano que se espera pela assinatura do novo contrato. Depois de hoje 18 das 20 equipas terem rejeitado o acordo proposto pelo sindicato dos jogadores, teme-se que haja mesmo greve à primeira jornada.

Tuesday, August 23, 2011

Tesourinhos deprimentes da música italiana III

Banda de adolescentes italiana. Corria o ano de 2001, a Internet estava ainda a crescer e eis que uma young band de Roma decide fazer uma rima com www e tu. Já o nome não cria muitas expectativas (Gazosa). A idade dos jovens à data era inferior a 16 anos. Ganharam a secção "Novas propostas" do Festival de Sanremo desse ano (com outra canção). E nesse verão lançaram este single que chegou a 4ª nos tops italianos. A música é a www mi piace tu. Em Português seria www gosto de ti. A rima em italiano resulta pois w lê-se vu. A canção fica no ouvido e como podem imaginar a letra é muito simples. A canção começa assim
Every day every night every second of my life
www mi piaci tu tututu tututu
i love you you and me e mi manchi sempre più
A última parte diz fazes-me sempre cada vez mais falta.
E continua do mesmo modo com poucos versos e banais. Para vocês, as Gazosa.

Saturday, August 20, 2011

Tesourinhos deprimentes da música italiana II

Um exemplo sui generis. E começo com Latim porque esta música tem latim no refrão. Apesar de ser quase toda em italiano e de ser uma canção popular (não no sentido de pop, é uma espécie de new wave, mas no sentido de ter tido sucesso), parafrasea Séneca. A própria artista usava como nome artístico Diana Est, sendo Diana a deusa da caça e Est é em Latim. O refrão da canção depois de dizer Talvez seja já manhã e eu não sabia/ Um mundo latino inventarei diz então em Latim "Sed modo senectus morbus est / carmen vitae immoderatae hic est / Tenax Tenax". Segundo as traduções que encontrei, isto é "Mas apenas a velhice é uma doença / Isto é o hino à vida boémia / Resiste Resiste". A sua carreira musical durou apenas 2 anos e a recusa em aparecer na TV criou um mito à volta da personagem. Sem mais demoras, Tenax.


PS: O Genoa voltou hoje a jogos oficiais. Neste caso, para a Coppa Italia com um clube que subiu agora à Serie B. Ganhou 4-3 no último minuto o que me fez ficar cheio de pena de não ter ido ao estádio. Mesmo com os 30ºC que estão, com a praia aqui ao lado e com a menor importância do jogo, estavam 12 mil pessoas no estádio. Para ver um clube que ficou em 10º na Serie A e outro que ganhou a 3ª divisão.

Friday, August 19, 2011

Tesourinhos deprimentes da música italiana

Começo hoje uma rubrica no blog sobre tesourinhos deprimentes da música italiana que conheço. Não conheço muitos mas prometo partilhá-los todos. O Festival de Sanremo providencia alguns dos melhores exemplos mas hoje começamos com Renato Zero e o ano de 1978. Il triangolo é a música sobre um triângulo amoroso. Atentem bem ao videoclip e às roupas.

PS: Nem tudo o que esteve a concurso em Sanremo é mau, eu sei.

Thursday, August 11, 2011

67 anos do Massacre de Piazzale Loreto

Passam hoje 67 anos do Massacre de Piazzale Loreto em Milão. Neste massacre, 15 partigiani (resistentes) antifascista foram assassinados por soldados da República Social Italiana (fundada por Mussolini) por ordens da SS alemã. Foi uma represália a um ataque ocorrido dias antes contra um camião alemão em que não morreu ninguém. Neste massacre, os corpos dos 15 fuzilados foram expostos na Praça Loreto durante todo o dia com cartazes a anunciar os mortos com assassinos. Os corpos estiveram ao sol todo o dia cobertos de moscas e os soldados impediram os familiares de se aproximarem. O próprio Mussolini escreveu ao embaixador alemão na República Social Italiana criticando o acontecimento. Disse mesmo que "o sangue do Piazzale Loreto pagá-lo-emos muito caro". De facto, tinha razão pois menos de um ano depois, o próprio Mussolini era exposto como cadáver pendurado na mesma praça junto com a sua amante e outros expoentes do fascismo italiano. Até hoje, ninguém assumiu a responsabilidade pela ordem de levar os cadáveres para este sítio.
Fotos da cerimónia de hoje aqui.

Amor ao futebol

é isto. Passar a noite à porta da loja do clube para conseguir um lugar cativo na bancada mais tradicional. Mesmo que o clube tenha descido à Serie B. Pelos vistos não são só os tifosi do Genoa que são malucos, os primos da Sampdoria também.

Tuesday, August 2, 2011

31 anos do Massacre de Bolonha

Passam hoje 31 anos desde um dos mais violentos ataques terroristas do pós-guerra em Itália. Morrem 85 pessoas e mais de 200 ficaram feridas. O ataque foi atribuído a um grupo neo-fascista e depois de muitos recursos e avanços e recuos do processo, foram condenados alguns elementos do grupo neo-fascista pelo ataque e alguns elementos dos serviços de informação italianos por despistagem da investigação. Na estação de Bolonha, hoje em dia, o local exacto da explosão da bomba mantém-se com as marcas da explosão e vários objectos assinalam a tragédia nomeadamente um relógio parado à hora do ataque e uma lápide da UNESCO que assinala este incidente como Heritage for a Culture of Peace. Fotos da manifestação de hoje aqui. O slogan era Bolonha não esquece. Na cidade mais vermelha de Itália é óbvio que não vão esquecer.