Tuesday, May 31, 2011

Como ajudar a manter postos de trabalho

Em Italia, praticamente todas as bombas de gasolina funcionam 24h. 8 (ou menos) horas com funcionarios e o resto do tempo com maquinas automaticas de pagamento. Mas no periodo sem funcionarios, os combustiveis sao mais baratos 5 centimos/litro por norma (10 no caso seguinte). Por isso hoje quando parei numa bomba para abastecer e vi que estava la o funcionario fiquei com duvidas sobre o que fazer: ir embora e poupar dinheiro ou salvaguardar o interesse do trabalhador. Acabei por abastecer e no fim ouvi uma especie de Muchas gracias. Topou pelo meu sotaque que nao era italiano e imaginou que fosse sul-americano (e' uma das maiores comunidades de imigrantes em Genova).
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

Monday, May 30, 2011

O melhor local para ver o pôr do sol

aqui nas redondezas é em San Rocco como se pode ver por esta foto
From 29-05-2011

ou ainda melhor por esta.

O local em si tem aperitivos, crumbles muito bons, panini etc e o seu nome é Dai Muâgetti. Suponho que signifique Nos murinhos, já que Muâgia é muro em genovês. Via Mortolo,2, San Rocco di Camogli. Aconselho vivamente, local ao ar livre com uma bela vista e preços nada exagerados.
Para mais fotos das redondezas incluindo a famosa localidade de Portofino, é aqui.

Mais umas sugestões de fim de semana: vinho branco Erbaluce di Caluso DOCG, um branco da região Piemonte que não conhecia e que apesar de ser mais leve que a maioria dos brancos italianos não deixa de merecer a denominação DOCG (além de DOC é qualidade Garantida). E nos tintos, um que já conhecia e que aconselho vivamente é o Cannonau di Sardegna, desta feita na versão da Cantina Santa Maria La Palma já com vários prémios internacionais.

PS: Fotos de Milão, Shanghai e funeral da Sampdoria estão em vias de serem organizadas. Too much work here.

Saturday, May 21, 2011

Friday, May 20, 2011

Desilusao enorme

E' voltar 'a que ja foi a melhore creperia de Genova nos tempos em que era controlada pela Mafia (e ninguem sabia) e descobrir que os crepes perderam qualidade. Em tamanho sao iguais (pois todo o material e' o mesmo, foi trespassado igual ao que estava, mas sao insonsos. Creperia Chicco 1, Piazza Alimonda (tambem conhecida por praca onde morreu o manifestante do G8 ou praca onde domingo vai acabar o "funeral" da Sampdoria que soube agora vai incluir nao so' caixoes a fingir e viuvas como tambem burros vestidos com as camisolas dos jogadores).
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

Noite dos Museus

Como em muitas cidades europeias, o sábado passado foi a Noite dos Museus em Génova. Da cerca de 2 dezenas de museus de Génova, muitos estavam abertos e a grande maioria tinha entrada grátis. Visitei 3 deles: primeiro o Palazzo Spinola que já conhecia e que além de ter um quadro famoso de Rubens que Mussolini ofereceu a Hitler (e outros quadros de Van Dyck etc) tem também uma vista da cidade no telhado que vale a pena. Depois o Museu do Mar Galata que vale muito a pena visitar apesar de não parecer nos primeiros 2 pisos. Nos últimos andares tem uma exposição interactiva sobre os emigrantes italianos que partiam para a América no início do século XX muito muito interessante. E mesmo no fim do museu, há outra exposição muito interactiva com uma série de jogos dentro de um submarino que também vale a pena. E no último piso de novo grande vista neste caso do porto. Por fim, Palazzo Real que hospedou a Casa de Sabóia até 1919 quando Vittorio Emanuele III cedeu o palácio ao Estado Italiano. Semelhante ao Palácio Real de Turim na quantidade de ouro que ornamenta as paredes mas mais pequeno vale também a pena visitar. A vista não pode ser apreciada pois chovia e tinham o terraço fechado mas o jardim pode ser visitado todos os dias gratuitamente e já tem uma bela vista também. Fotos aqui. As primeiras duas do quadro de Rubens, as seguintes do Museu do Mar excepto a última do Palácio Real.

A concorrer com a Noite dos Museus, no passado fim de semana em Génova havia também uma feira de Mineralogia, uma feira de BD e uma feira do Gosto (wine & food). Acabei por visitar só a última mas deu para descobrir um vinho feito de uvas passas muito bom (mas caro): este. 15% de grau e semelhante a um Porto branco. Fresco é muito bom para aperitivo. Pena é o preço.

Sunday, May 15, 2011

Uma questão de fairplay

Como todos sabem eu sou adepto incondicional do Genoa. Não vou mentir e dizer que não me interessa nada o facto da Sampdoria ter hoje descido de divisão. Claro que me dá gozo mas reconheço as qualidades dos outros. Desde adeptos amigos meus que assumem a descida e têm fotos de perfil no facebook alusivas ao clube até este vídeo do capitão a chorar hoje no estádio e a pedir desculpa aos adeptos.

PS: Fotos e comentários de Shanghai vão ter de esperar por amanhã. Tal como o resultado da noite dos museus ontem em Génova.

Saturday, May 7, 2011

Ticket crossing - como poupar em tempos de crise

Nas paragens de autocarros de Genova, podem ser encontradas estas garrafas com o anuncio de Ticket Crossing. A ideia e' ja que o bilhete dura 100 minutos a pessoa que o usa e ja nao precisa, deixa-o nesta garrafa para outra pessoa que venha a seguir. Ou em alternativa deixa-o no obliterador sem picar de novo. E' uma accao organizada por um grupo anarquico contra o facto de nao existirem bilhetes de curta duracao (deveriam existir de 30min). Nao sei qual esta' a ser a adesao.
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

Da serie Coisas que so se veem em Italia

Uma grua de construcao civil com uma bandeira de um clube de futebol. Genoa of course.
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

Friday, May 6, 2011

Nova viagem

A 18h de partir para Shanghai para apresentar o meu 8º artigo científico na maior conferência do mundo de Robótica, a mala ainda está por fazer. Não vou poder twittar a viagem nem facebookar mas tentarei enviar ao blogger.com posts via email que aparecerão no Twitter. Infelizmente não conseguirei responder durante os dias em que lá estiver. Para seguir a viagem é ver os posts do blog irmão.

Thursday, May 5, 2011

Como ajudar as exportações portuguesas

(e dar cabo do negócio aos chineses). É muito simples. Basta ser emigrante e comprar produtos portugueses. Mas depois há umas nuances. Passo a explicar. Dirigi-me à loja onde tinha comprado este belíssimo capacete português que entretanto me roubaram e disse que queria comprar um capacete Nau (feito em Avelãs de Caminho perto de Anadia). Depois de me dizerem que só tinham dois ou três tamanho S e que tinham passado o negócio de venda destes capacetes a outras bombas de gasolina, indagaram sobre a minha insistência em querer comprar capacetes daquela marca e não de outra. E aí eu disse que os capacetes eram feitos perto de minha casa, o dono desconfiou e disse não são nada, no máximo são montados ao pé de tua casa, és de Modena? Não, sou português. Aaaaah. E aqui mudou tudo de figura. Começou-me a explicar que era amigo do dono da empresa que os produz em Portugal, explicou-me que o capacete forrado a cabedal tinha sido uma prenda pessoal e que tinha deixado de importar estes capacetes portugueses pois tinham problemas de segurança e apesar de serem homologados não o eram com todas as normas como os capacetes... chineses que tinha ao lado. E aí tenta vender-me um capacete chinês que custava menos 50% a produzir mas tinha um preço de venda mais elevado. Para ele era muito mais rentável obviamente e era muito mais fácil customizar os capacetes pois o forro dava tirar facilmente e trocar. Eu ia dizendo pois pois e ele percebeu que eu estava fixado no capacete português. Aí disse-me vais ali assim e assado que é um amigo meu que agora os vende. E fez mais, escreveu um bilhete ao amigo a dizer trata-o bem. E assim foi, nas outras bombas consegui comprar o capacete com um desconto devido a esta "carta de recomendação". Infelizmente não igual mas lindo de morrer à mesma. Por algum motivo o modelo tem o nome de Nau Fashion. E português.

Tuesday, May 3, 2011

Música e futebol misturadas?

Pode parecer estranho à maior parte das pessoas, mas hoje soube que um rapper de Génova fez uma nova música dedicada ao derby deste fim de semana. É como se o Sam the Kid fizesse uma música por causa de um Benfica-Sporting. Neste caso, o vídeo foi feito com imagens de zonas da cidade com muros pintados das cores do Genoa e da Sampdoria, bandeiras etc e imagens de adeptos. Note-se que este derby é especial pois a Sampdoria arrisca a descida de divisão. Foi até proposto a antecipação para a hora normal de todos os outros jogos pois há um jogo à tarde que influencia a linha de água. A presidente(ou a?) da Câmara de Génova propôs um encontro entre os capitães antes do jogo e falou no derby da solidariedade e da civilidade o que foi entendido como um convite ao empate para ajudar a Sampdoria e foi muito mal aceite. Aqui fica então o vídeo. A música não é boa eu sei.

Monday, May 2, 2011

Caes no IKEA?

Sim, e' verdade. Primeiro parecia decoracao mas depois vi que nao so' e' um cao de um cliente como o proprio IKEA tem carrinhos especiais para as pessoas levarem os caes!
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

As festas populares italianas

Por alturas da Primavera, começam a florescer festas populares em tudo o que é aldeia nas redondezas de Génova. Estranhamente, não estão associadas a santos. Basicamente, todos os fins de semana, há sempre duas ou três aldeias nas montanhas que têm a sua Sagra (festa). Ele é favas com salame, trofie con pesto, porchetta, etc. Hoje tinham-me convidado para uma em que ofereciam a comida (não é normal). O que é que aconteceu? À boa maneira dos genoveses (avarentos), adiaram a hora para as 14h30m (para o pessoal já chegar lá sem fome). Como tal, fui à Sagra de Capreno, uma localidade com esta vista. No largo junto à igreja, na sede da associação cultural lá da aldeia, o recinto das festas. 2 ou 3 pratos à escolha incluindo favas com salame e queijo. Obviamente cruas, não tão óbvio o modo em que eram servidas. Isto é por descascar. Sim, vem um prato com as favas por descascar para a mesa. E isso acontece também nos melhores bares de Génova por estas alturas. À tarde, havia matinée dançante e era engraçado ver a mistura de idades. Muitos muitos jovens de fora da aldeia à mesa enquanto a terceira idade dançava. O conjunto poderia perfeitamente ser um daqueles conjuntos portugueses típicos, como o do filme Aquele Querido Mês de Agosto. Fotos chegarão nos próximos dias.