Wednesday, March 30, 2011

Coisas realmente estúpidas

Desta vez, são as lojas de telemóveis. Fui à loja da Vodafone onde comprara o telemóvel há cerca de 2 anos e perguntei quando é que acabava o contrato de fidelização que fizera para poder pagar o telemóvel em prestações mensais (desconto de 100€ em relação a pagamento a pronto). Resposta: tem de ligar para o serviço de apoio ao cliente da Vodafone. Como? Sim, tem de ser com eles. Mas eu fiz o contrato nesta loja, foram vocês que me venderam o telemóvel, vocês devem saber quando é que acabam os 2 anos. Ah, não, não sabemos, tem de ligar para o Apoio ao cliente. Parei de insistir. Estou em Itália, já sei como as coisas funcionam. Mas não deixa de ser estúpido.

Num registo semelhante mas que demonstra outra característica típica dos genoveses (a falta de hospitalidade), vi outra coisa acontecer a uma portuguesa. Enquanto andava na rua, caiu-lhe a colher do gelado. Entrou num bar para pedir uma colher de plástico (já estava longe da gelataria onde o comprara). Eu já sabia o que ia acontecer e nem entrei e nem fui ajudar porque era inútil mas pouco tempo depois saiu com uma cara desiludida. Quando pediu ao empregado desse bar uma colher, a resposta foi: mas não fui eu que te vendi o gelado. Eu sei mas caiu-me a colher. Então vai pedi-la a quem to vendeu! Típico.

Monday, March 28, 2011

Memórias de outros tempos

Sim, encontrei isto abandonado num corredor da faculdade. Uma K7 dos The Modern Jazz Quartet intitulada Blues on Bach. Interessante mas não tenho cá leitor. Deixei-a para quem a quiser encontrar.

Da série perigos na estrada

A semana passada era um Fiat Panda velho mas desta vez encontrei um Mercedes ML no meio do trânsito com os espelhos rebatidos. Um perigo.

PS: Não me perguntem como é que fiz a foto.

Sunday, March 27, 2011

Parabéns aos adversários

Por norma, os adeptos do Genoa são mais ligados ao clube mas desta vez tenho de dar os parabéns aos adeptos da Sampdoria. A Samp está em risco de descer de divisão. Como tal, os Ultras decidiram fazer um vídeo de apoio (e a pedir apoio) com a participação do capitão e de um jovem jogador. Aqui a notícia e aqui o vídeo:

Saturday, March 26, 2011

Para os amantes de chocolate

estas imagens abrem o apetite a qualquer um. Vejam até ao fim e reparem bem como fica muito mais bonita Itália quando é coberta de chocolate. Tudo isto pode ser visto na Feira de Chocolate de Turim (até ao dia 3 de Abril), onde há dois anos descobri a maior bomba hipercalórica de sempre: um suspiro coberto de chocolate quente. Já a segunda maior bomba calórica, posso encontrá-la todos os dias e assemelha-se a esta: Bola de berlim com nutella.
From aparqa-care

Friday, March 25, 2011

Surpresa do dia

O Caffè Balilla, um dos historicos da cidade (aberto desde 1934) tem tambem uma esplanada junto ao mar (alem dos locais dentro da cidade). Balilla e' um simbolo da cidade pois foi o jovem que em 1746 comecou a revolta contra as forcas austriacas que ocupavam Genova lancando uma pedra e gritando Chi "l'inse" (em genoves devo comecar?). Ao fim de 5 dias, os soldados retiraram. Balilla nao era o verdadeiro nome do rapa e ha duvidas sobre a etimologia da palavra (entre ragazzo e diminutivo do seu nome proprio). E' considerado um heroi e mais tarde isso foi aproveitado por Mussolini com a criacao de uma organizacao juvenil fascista chamada Opera Nazionale Balilla. Deu tambem origem a um automovel da FIAT (508 Balilla).
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

As fraudes em Itália

são mais que comuns, toda a gente sabe. Desta vez, quero falar nas bolsas de estudo. Nos últimos dias, começaram a controlar as declarações de impostos de quem pediu bolsa de estudo à Universidade de Génova (cerca de 4000 estudantes). Nos primeiros 50 controlos, apanharam 30! fraudes. Em Portugal não seria assim certamente, mas podia ser melhor controlado. Quem nunca conheceu ninguém que recebia bolsa indevidamente que levante o braço.

Um perigo na estrada

Não é a primeira e não será a última vez que eu vejo perigos destes na estrada. Sim, este carro estava em andamento (a arrancar de um semáforo). E sim, com ambos os espelhos rebatidos.

Thursday, March 24, 2011

Sopas à italiana

Em Itália, as sopas não são bem como as nossas. Isto é, é raro encontrar uma sopa que não seja muito pesada. Mesmo os cremes têm imensa batata mas por exemplo sopa de grão de bico é basicamente grão de bico com batatas e um bocadinho de água. Encontrar uma sopa assim mais líquida é raro. E em Génova ainda mais. Isto porque a sopa típica de cá é o Minestrone alla Genovese. Minestra é sopa e o one como podem imaginar é um aumentativo. Ainda assim, é boa. Pelo menos no Ristorante La Barcaccia. Tal como era bom o segundo prato: Lulas com alcachofras e pinhões ou outros pratos que já experimentei outras vezes: coelho à Ligúria, costeletas de borrego, etc. Este é um dos poucos locais que eu conheço que é bom e barato (ao mesmo tempo). Se não quiserem gastar muito dinheiro e quiserem comer bem à mesma, este é o sítio. E tem a vantagem de ser perto duma esplanada com uma grande vista de Génova. Aqui.
Durante o dia, é esta a vista por isso é também uma boa opção para almoço.
From Castelleto+Centro

Wednesday, March 23, 2011

Coisas realmente estúpidas

são sites que só funcionam de dia. Por exemplo, o tracking de cartas/encomendas dos correios italianos. Como podem ver aqui, o horário de tracking de alguns tipos de encomendas só funciona das 7 às 23h. Eu percebo que de noite só as encomendas mais urgentes circulem mas dar a informação de onde estão paradas custa muito a partir das 23h? Desligam os servers de pesquisa para poupar é? Incompreensível também é o facto de ter entregue a carta em Génova na sexta à tarde e só hoje saiu de Milão de avião para Portugal.

Monday, March 21, 2011

Arrumadores de motas

Em Italia, alem dos arrumadores de carros ha arrumadores de motas. Mas digo ja que da' muito jeito quando os parques estao assim.
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

Sugestões gastronómicas

Penso que já aqui falei do melhor sabor de crepe que conheço (chocolate negro, nutella e Cointreau). Mas hoje, experimentei outro que não lhe fica atrás: chocolate negro com piripiri. Sim, estava na lista e arrisquei. É bom, não demasiado picante e estimula bastante o paladar. Sem dúvida, aconselho. O local é este e tem também este tipo de vista normalmente.

Sunday, March 20, 2011

A falsidade dos italianos

está presente em tudo. Até no futebol. Desta vez, um jogador fez um golo parando a bola com a mão e ao intervalo admitiu-o aos microfones. Sendo que era a equipa que estava a jogar contra o Genoa irrita-me ainda mais obviamente. Vejam aqui.

Thursday, March 17, 2011

Resumo das celebrações da unidade de Itália

Como tinha dito, hoje comemoravam-se os 150 da fundação de Itália como Reino. À tarde, nas ruas cheias de gente eram visíveis muitas bandeiras (algumas enroladas nos corpos). Não só as pessoas tinham bandeiras, muitos edifícios públicos e privados tinham bandeiras nas janelas e a estátua de Garibaldi tinha também uma bandeira à sua volta. Garibaldi foi um militar e político que combateu em diversas guerras incluindo a Guerra dos Farrapos no Brasil além de ter sido uma figura importante na Unificação de Itália (com a conquista da Sicília).

Além das celebrações oficiais, que incluiam conferências, museus abertos de borla, aberturas extraordinárias de outros museus e a bonita figura da fonte principal com água das três cores da bandeira italiana, houve uma flash mob designada "Abracemo-nos", iniciativa de uma fundação e de um senador. Numa cidade como Génova em que as pessoas são muito fechadas, não vi realmente muitos abraços ainda que fossem grátis.

Wednesday, March 16, 2011

A Unidade de Italia e a Constituicao

Por ocasiao dos 150 anos da fundacao de Italia como pais (Reino), no supermercado vendem um livro com a constituicao italiana e fotos nao dessa altura mas doutra data importante: 2 de Junho de 1946, o inicio da Republica. A 1€.
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

A Unidade de Itália

Amanhã festeja-se os 150 anos da proclamação do Reino de Itália pelo rei Vittorio Emanuele II. Pela primeira vez, é feriado. Sim, até hoje nunca foi festejado o início do país. A mudança para República em 1946 é feriado (como o nosso 5 de Outubro) mas a fundação de Itália não. É por isso que os italianos acham estranho que em Portugal, além do 5 de Outubro, festejamos também o 1 de Dezembro e o 10 de Junho. E na verdade, não vejo muita gente particularmente contente com o 17 de Março já que em Itália há tudo menos união. O contraste Norte-Sul ainda existe, o federalismo tem cada vez mais adeptos e os regionalismos continuam. Existe inclusivamente no Facebook, um grupo com 4000 pessoas que diz "Eu não festejo o 17 de Março" com aderentes como os independentistas da Ligúria ou da Padania. É de salientar que a Ligúria foi a única região de Itália anexada que não assinou o tratado de unificação. Não foram consultados e talvez por isso ainda há quem se indigne com o facto de viverem em Itália e não na República de Génova.

Monday, March 14, 2011

A mistura entre o portugues e o italiano

De regresso a Italia, ouvi isto ainda no aeroporto do Porto: "Matteo, vieni qui! Mete o zaino 'as costas, va!" (Mateus, vem ca. Mete a mochila 'as costas)
Sim, tem piada e parece aquelas anedotas como Michelle tu vas tomber e o ancinho mas eu nao me rio porque daqui a uns anos pode-me acontecer a mim. Por enquanto evito misturar as linguas mas 'as vezes nao e' facil por isso compreendo perfeitamente..
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

Thursday, March 3, 2011

A estupidez em Italia

Esta' presente numa serie de coisas desde coisas tao basicas como nao ser possivel mudar o PIN de um cartao multibanco ate outras coisas bem piores. Hoje descobri que na bilheteira de uma agencia de viagens e' possivel comprar bilhetes de autocarro so' em dinheiro mas se for de comboio ja se pode usar o multibanco. E tambem descobri que ha maquinas multibanco que recusam levantamentos de 20 ou 40€ porque nao tem notas quando tem como opcao levantar 70€. Why Italia why??
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

Semelhancas entre o portugues e o piemontes

Dizem que o portugues e' semelhante ao genoves (e e' o falado, escrito nem tanto). Mas desta vez descobri uma expressao tipica da regiao Piemonte e usada em Turim e outras cidades do norte. Ne'. Ne e N'e' existe em italiano mas nao tem nada a ver com portugues. Ne' significa o mesmo que em portugues ne' (nao e') sendo a abreviatura de non e'.
Aproveito tambem para dizer que este blog tera' uma pausa ja que estou de partida para Portugal por 12 dias. Para acompanhar a viagem, e' so' seguir o blog ao lado http://crazy80days.blogspot.com
Ate ja'
Le mail ti raggiungono ovunque con BlackBerry® from Vodafone!

Wednesday, March 2, 2011

A música italiana

Muito haveria a dizer sobre a música italiana mas hoje quero focar-me nas versões de músicas conhecidas. Já sabia que havia uma da A Whiter Shade of Pale ou da Nights in White Satin mas hoje descobri esta da Suzanna. E eu até nem tinha uma imagem negativa do Adriano Celentano..